A primeira edição do Campeonato Mundial de Corrida de Rua será realizada no inicio de outubro, em Riga, na Letônia. O evento organizado pela World Athletics, terá provas nas distâncias de milha (1,609 km), 5 km e meia-maratona (21,1 km). E uma atleta gaúcha foi chamada para o evento, a meio-fundista Jaqueline Weber.
Jaqueline recentemente passou a integrar a equipe do Praia Clube (MG) e no Mundial disputará a milha, prova que é similar aos 1.500 metros, distância que ela recentemente disputou no Campeonato Mundial de Atletismo, em Budapeste.
— Será mais uma grande oportunidade de competir com as melhores atletas do mundo. Tenho certeza que essa experiência me ajudará muito nos grandes desafios que temos pela frente — proejeta a atleta de 28 anos, que busca qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Depois de disputar esta competição na Letônia, Jaque irá para os Jogos Pan-Americanos em Santiago.
— Atingimos um nível que eu sempre sonhei. Estar na minha terceira seleção principal na mesma temporada e poder correr em um evento desta magnitude, consequentemente me preparando ainda melhor para o Pan, me dá a certeza que estamos no caminho certo. Será a primeira vez que disputo a milha, prova muito tradicional nos EUA. Estou muito feliz com essa nova oportunidade — completa.
Jaqueline será acompanhada na Letônia por seu treinador, o ex-atleta olímpico Fabiano Peçanha.
— Recentemente tive a honra de ser treinador da Seleção no Sul-americano, agora, um voo ainda mais alto será estar neste mundial. Estarei responsável pelos atletas que participarão das provas da milha e dos 5km. 2023 vem sendo um ano ainda mais especial para Jaque e eu. É um trabalho duro e sério que vem — afirma Peçanha, que disputou os Jogos de Pequim em 2008 e de Londres em 2012.