Após duas vitórias tranquilas, Carlos Alcaraz enfrentou dificuldade pela primeira vez neste US Open. Neste sábado (2), o tenista espanhol perdeu seu primeiro set na competição, mas não se abalou diante do britânico Daniel Evans. O atual campeão do Grand Slam americano venceu o 28º do ranking por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/3, 4/6 e 6/3, em 3h11min de confronto, em Nova York.
O triunfo garantiu o espanhol nas oitavas de final do US Open. Seu próximo adversário será o jovem italiano Matteo Arnaldi. Os dois nunca se enfrentaram no circuito. Atual 61º do mundo, Arnaldi também eliminou um britânico neste sábado ao despachar Cameron Norrie por 6/3, 6/4 e 6/3.
Atual número 1 do mundo, Alcaraz já sabe que perderá o status de líder do ranking na próxima atualização, ao fim do US Open. Isso porque o sérvio Novak Djokovic assegurou o retorno ao topo ao vencer apenas uma partida nesta competição. Sem chances de se manter no primeiro posto ao longo deste torneio, Alcaraz mira o bicampeonato, no embalo do título conquistado em Wimbledon, em julho.
O espanhol iniciou sua caminhada neste US Open com duas vitórias tranquilas. A primeira sequer terminou de forma completa porque o rival abandonou no segundo set. Na rodada seguinte, Alcaraz venceu em sets diretos. E, neste sábado, chegou a perder um set num duelo equilibrado com Evans.
O favorito terminou a partida com 61 bolas vencedoras, mais do que o dobro das 28 do britânico. E também falhou menos. Foram 23 erros não forçados, diante de 24 de Evans. Alcaraz obteve seis quebras de saque, em 17 oportunidades, enquanto o tenista da Inglaterra somou duas quebras em sete chances.
Ainda neste sábado, o britânico Jack Draper eliminou o americano Michael Mmoh por 6/4, 6/2, 3/6 e 6/3. Seu adversário mais provável nas oitavas de final é o russo Andrey Rublev.