Melhor tenista do Brasil no ranking da ATP, o paranaense Thiago Wild está a duas vitórias de conquistar uma vaga na chave principal do Aberto dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (23), em um confronto complicado, o número 107 do mundo derrotou o búlgaro Dimitar Kuzmanov (193°) por 2 a 1, parciais de 7/6 (7), 6/7 (4) e 6/4, em exatas três horas de partida.
Com a vitória, Thiago agora vai para a segunda rodada do qualifying onde enfrentará o tcheco Zdeněk Kolář, que eliminou o holandês Gijs Brouwer por 7/6 (1) e 6/4. Quem vencer passará para a rodada final, que irá apontar os 16 classificados para o último Grand Slam da temporada.
Se conquistar a vaga, Thiago Wild irá disputar seu terceiro Major. Em 2020, ele parou na estreia no torneio americano ao ser batido pelo britânico Daniel Evans em sets diretos e, neste ano, chegou à terceira fase em Roland Garros, após vencer o então número 2 do mundo Danill Medvedev e o argentino Guido Pella, até ser eliminado pelo japonês Yoshihito Nishioka.
Para Thiago Wild, disputar o Aberto dos EUA tem um sabor especial. Em 2018, ao derrotar o italiano Lorenzo Musetti, ele se sagrou campeão juvenil do torneio.
Outro brasileiro que segue na briga por vaga na chave principal é Felipe Meligeni, que já está na segunda rodada. Seu adversário será o argentino Facundo Bagnis.
Número 170 da ATP, o paulista tenta jogar seu primeiro Grand Slam. E Nova York também lhe traz boas recordações. Em 2016, ele e o boliviano Juan Carlos Aguilar ganharam o torneio juvenil de duplas em final contra os canadenses Félix Auger-Aliassime e Benjamin Sigouin.