O domingo (27) marcou a primeira grande surpresa da Copa do Mundo de Basquete masculino, que está sendo disputada nas Filipinas, na Indonésia e no Japão. Oito jogos foram realizados e cinco seleções já estão garantidas na segunda fase.
Duas das vagas definidas, para a etapa que determinará quem irá seguir na briga pelo pódio e também pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, vieram do Grupo H, em Jacarta.
Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, bronze nas duas últimas edições do Mundial e atual vice-campeã europeia, a França foi eliminada ao perder para a Letônia por 88 a 86, em partida definida nos segundos finais.
Apontada como uma das favoritas ao pódio, a equipe francesa sofreu sua segunda derrota, já que na estreia perdeu para o Canadá por 30 pontos. Mesmo contando com suas estrelas, o pivô Rudy Gobert (Minnesota Timberwolves), o armador Evan Fournier (New York Knicks) e o ala Nicolas Batum (Los Angeles Clippers), os franceses não conseguiram vencer os letães, que com a vitória já estão classificados.
O time francês dominou quase todo o confronto. No primeiro período, abriu sete de vantagem (33 a 26) e chegou ao intervalo ainda na liderança (53 a 49). No terceiro quarto, a equipe comandada por Vincent Collet voltou a ampliar e chegou aos 10 minutos finais ganhando por 12 pontos (74 a 62).
Mas mesmo em desvantagem, a Letônia jamais desistiu e aos poucos foi reagindo. Quando restavam cinco minutos, encurtaram a distância para três (77 a 74) e a 37 segundos do final viraram o placar para 87 a 86, em dois lances livres convertidos pelo ala Rolands Šmits. A França ainda teve chances de vencer, mas Fournier, Guerschon Yabusele e Sylvain Francisco desperdiçaram as oportunidades.
Com 22 pontos e cinco assistências, o armador Artūrs Žagars foi o cestinha da Letônia. Šmits marcou 20 e o ala Dāvis Bertāns, do Oklahoma City Thunder, contribuiu com 15 pontos e quatro rebotes. Com 27, Fournier foi o principal pontuador francês e da partida.
Com facilidade, Canadá bate o Líbano e avança
Após a ótima estreia com vitória sobre a França, o Canadá confirmou a boa fase e derrotou o Líbano por tranquilos 128 a 73, com nove de seus 12 jogadores marcando 10 ou mais pontos. Com 17, o ala-armador R.J.Barrett, do New York Knicks, foi o cestinha. O armador Trae Bell-Haynes, do Zaragoza (ESP) fez 15 e deu oito assistências e o ala Melvim Ejim, do Unicaja (ESP) marcou 13 e pegou cinco rebotes.
Com duas vitórias, os canadenses estão classificados para a segunda fase ao lado da Letônia. Na última rodada, as duas seleções se enfrentam na disputa do primeiro lugar da chave.
Alemanha derrota Austrália e confirma classificação
A Alemanha venceu a Austrália por 85 a 82 em um grande jogo disputado em Okinawa, no Japão, e já garantiu uma das vagas do Grupo E. Com 30 pontos e oito assistências, o armador Dennis Schröder, do Toronto Raptors, foi o cestinha alemão.
Com a derrota, a Austrália vai disputar a segunda vaga em confronto direto com o Japão. Os japoneses derrotaram a Finlândia por 98 a 88, com 28 pontos e 19 rebotes do ala-pivô americano Josh Hawkinson, que se naturalizou nesta temporada.
Karl-Anthony Towns e Andrés Feliz decidem e República Dominicana bate a Itália
Com mais uma grande atuação de Karl-Anthony Towns, a República Dominicana derrotou a favorita Itália, por 87 a 82, e somou sua segunda vitória. O ala-pivô do Minnesota Timberwolves cravou um duplo-duplo de 24 pontos e 11 rebotes e ainda fez cinco assistências. Quem também brilho foi o armador Andrés Feliz, do Juventud Badalona (ESP), que marcou os mesmos 24 pontos e ainda contribuiu com cinco assistências e cinco rebotes.
Pela Itália, que agora tem uma vitória e uma derrota, o armador Marco Spissu, do Venezia, foi o principal marcador com 17 pontos. Os italianos encerram o Grupo A, que está sendo disputado na cidade de Bocaue, nas Filipinas, contra os donos da casa e precisam da vitória para ficar com a vaga.
Neste domingo (27), no outro jogo da chave, os filipinos perderam para Angola por 80 a 70. O resultado deixou os africanos com esperanças de classificação, desde que vençam a República Dominicana na rodada final e os italianos sejam derrotados pelas Filipinas.
Lituânia e Montenegro confirmam favoritismo e classificação antecipada
O Grupo D está sendo disputado em Pasay, nas Filipinas, e as duas seleções apontadas como favoritas à classificação confirmaram. Neste domingo, Lituânia e Montenegro garantiram a segunda vitória e já eliminaram México e Egito.
A Lituânia ficou com a vaga ao derrotar o México por 30 pontos de diferença, 96 a 66. Com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes, o experiente pivô Jonas Valančiūnas, do New Orlenas Pelicans, os lituanos mantiveram a liderança da chave no saldo de cestas.
Tradicional no basquete europeu, Montenegro fez 89 a 74 no Egito e vai disputar a liderança contra a seleção lituana na rodada final. Com 16 pontos, o pivô do Chicago Bulls, Nikola Vučević foi o cestinha da partida.