Dois confrontos para a história. Assim podem ser consideradas as semifinais da Divisão de Acesso que começam a ser disputadas neste domingo (6). Os dois melhores times ao final do confronto de 180 minutos subirão para o Gauchão em 2024.
Em uma semifinal, de um lado tem um dos times mais tradicionais do Estado, fundado em 1907, única equipe do interior bicampeã gaúcha: o Guarany, de Bagé, que em abril completou 116 anos. Do outro, o mais jovem, fundado em novembro de 2021, que fez a melhor campanha da competição até aqui: o Monsoon, de Porto Alegre, que em novembro fará dois anos.
O primeiro encontro entre os dois será no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé, às 15h. A volta será em Bento Gonçalves, no dia 13, no mesmo horário. A partida será na Serra Gaúcha porque o Monsoon não tem permissão para ter torcedores nos jogos realizados no Parque Lami, em Porto Alegre.
Em 16 partidas até agora na competição, o representante da Capital tem 11 vitórias e só perdeu uma como mandante. Para chegar a semifinal, conseguiu algo que parecia impossível. Nas quartas de final contra o Pelotas, esteve para ser eliminado por três vezes nas cobranças de pênaltis. Mas o time da Zona Sul do Estado errou todas, parando no goleiro Gabriel Silva.
— Estamos esperando um jogo super difícil, muito por causa do contexto. É jogo difícil, um clube de tradição, uma torcida inflamada, que comparece, que faz do estádio um caldeirão mas eu acredito que podemos colocar em prática o que a gente já vem fazendo durante o campeonato, que já vem dando certo e assim ficar mais próximo de atingir um resultado já nesse primeiro jogo — destacou o técnico Márcio Ebert, do Monsoon.
Já o Guarany fez a segunda melhor campanha na outra chave, atrás apenas do Santa Cruz. Nas quartas, despachou o União Frederiquense.
— É uma equipe extremamente perigosa, que já vem junto há mais de um ano, manteve uma estrutura, tem entrosamento muito forte, mas estamos preparados. Nossa equipe manteve o nível a competição inteira. Somos um mandante forte e esperamos manter essa força dentro de casa, junto ao nosso torcedor, e sairmos daqui com um resultado positivo da primeira partida — disse Alessandro Telles, técnico do Guarany.
Prováveis escalações
Guarany-Ba
Rodrigo Santos, Christian, Hugo, Lucas Kawan e Vítor Oliveira; Jefferson, Giovanni, Allan e Leomir; Marcos Paulo e Robinho. Técnico: Alessandro Telles.
Monsoon
Gabriel Silva, João Vítor, Ramón, Wagner e Julinho; Jessé, David Souza, Makelelê e Rodney; Alex Gonçalves e Tcharles. Técnico: Márcio Ebert.
Onde: Estádio Estrela D'Alva, em Bagé.
Quando: Domingo (6), às 15h.
Arbitragem: Lucas Horn, com Juarez de Mello Júnior e Fagner Cortes.
Clássico dos Vales
Na outra semifinal, duelo dos Vales. Santa Cruz e Lajeadense se enfrentam por uma vaga na elite, sendo a primeira partida na Arena Alviazul, em Lajeado, neste domingo (6), às 15h. Os dois times estiveram no mesmo grupo, na primeira fase, e o representante do Vale do Rio Pardo venceu as duas: 2 a 0 em casa, nos Plátanos, e 1 a 0, fora, no Vale do Taquari.
— Serão dois jogos muito equilibrados. Santa Cruz é um gigante que investe muito. É o segundo ano que está buscando o acesso. Mas o Lajeadense está no terceiro ano seguido no jogo do acesso. Tem feito um excelente trabalho, apesar do pouco investimento, mas os meninos têm entendido os movimentos e nós estamos confiando muito no acesso — exaltou o técnico Serginho Almeida, do Lajeadense.
O Santa Cruz, treinado pelo ex-lateral do Inter, Daniel Franco, só ficou atrás do Monsoon, na classificação geral. A vaga na fase anterior, foi conquistada nos acréscimos, com um segundo gol sobre o Passo Fundo, que evitou a disputa de pênaltis.
— A semana é muito importante. O grupo está todo focado nestes dois jogos que são os jogos da vida de todos nós: do clube, dos atletas e da comissão — finalizou o técnico do Santa Cruz.
Prováveis escalações
Lajeadense
Igor, Camargo, Bruno, Clemente e Alan Bald; Sampson, Júlio César e Marquinhos; Maycon, Édson e Ruan. Técnico: Serginho Almeida.
Santa Cruz
Rafael Copetti, Gaúcho, Michael, Tairone e Paulo Claudino; David Cunha, Uillian Correia, Pablo e Cris Magno; Eduardo e Gustavo Sapeka. Técnico: Daniel Franco.
Onde: Arena Alviazul, em Lajeado.
Quando: Domingo (6), às 15h.
Arbitragem: Francisco Soares Dias, com Mateus Rocha e Artur Preissler.