A espanhola Sara Sorribes Tormo se sagrou campeã do WTA 250 de Cleveland, neste sábado (26), ao derrotar na final a russa Ekaterina Alexandrova, de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4, em 2h29min de partida.
Este foi o segundo título da carreira da tenista de 26 anos, que em março de 2021 venceu o WTA 250 de Guadalajara, no México. Número 95 do ranking mundial, Sara só entrou na chave de Cleveland depois que algumas jogadoras desistiram. Dessa forma, mesmo tendo perdido da francesa Clara Burel na última rodada do qualificatório, ela foi chamada como lucky-loser, que é aquela jogadora que perde na fase decisiva do quali e mesmo assim consegue disputar o torneio.
Sorribes, que vinha de vitória na semifinal sobre a alemã Tatjana Maria, aproveitou na final os vários erros de Alexandrova, que chegou a cometer 14 duplas faltas na partida.
A espanhola foi a terceira lucky-loser a conquistar um título de WTA em 2023. Antes dela, a russa Maria Timofeeva foi campeã em Budapeste, enquanto a japonesa Nao Hibino ergueu o troféu em Praga
O torneio de Cleveland foi preparatório para o Aberto dos EUA, último Grand Slam do ano, que começa na próxima segunda-feira, em Nova York. Sara Sorribes irá enfrentar na estreia a ucraniana Anhelina Kalinina, cabeça de chave 29, enquanto Ekaterina Alexandrova é 22ª favorita e terá como rival a canadense Leylah Fernandez.
* AFP