Principal nome do tênis feminino gaúcho, a ex-tenista Niege Dias foi nomeada embaixadora honorária da modalidade no Rio Grande do Sul. A honraria concedida pelo presidente da Federação Gaúcha de Tênis (FGT), Eduardo Peña, é um reconhecimento à contribuição dela ao esporte no Estado. A homenagem foi prestada na noite de quinta-feira (24), no Grêmio Náutico União.
— Me sinto muito feliz e lisonjeada com esta homenagem, não esperava. Acredito que precisamos seguir trabalhando para que a Federação continue sendo forte e unida. Agradeço à FGT pelo gesto de reconhecimento — declarou Niege.
Nascida em Santa Cruz do Sul, ela teve como melhor ranking a 31ª posição no ranking da WTA. Essa é a melhor posição de uma tenista gaúcha em todos os tempos. No Brasil, somente Bia Haddad Maia, com o 10º lugar, esteve melhor ranqueada do que Niege. Principal nome da modalidade no país, Maria Esther Bueno jogou em uma época em que não havia ranking.
Niege, ao todo, encerrou quatro temporadas entre as cem melhores do mundo, passando um total de 168 semanas nesta faixa do ranking.
A ex-tenista gaúcha disputou os maiores torneios do mundo, incluindo os quatro Grand Slams e enfrentou lendas como Steffi Graff, Gabrirla Sabatini, Martina Navratilova, Chris Evert.