O ATP Next Gen Finals, torneio que reúne desde 2017 os melhores tenistas da temporada com menos de 22 anos, será realizado em Jedá, na Arábia Saudita, de 2023 a 2027, anunciou a ATP nesta quinta (24). A Arábia Saudita sucede Milão, sede das cinco primeiras edições do torneio.
Em 2023, o evento será realizado entre 28 de novembro e 2 de dezembro. Será o primeiro torneio oficial de tênis organizado na Arábia Saudita.
— O circuito ATP é realmente global e explorar novos mercados é essencial para o desenvolvimento do jogo. Trazer o Next Gen Finals para Jedá é uma oportunidade para inspirarmos novos fãs em uma região onde a população jovem é muito numerosa — disse o presidente da ATP, o ex-tenista italiano Andrea Gaudenzi, em um comunicado.
O Next Gen ATP Finals é frequentemente usado para testar novas regras, como por exemplo os sets de quatro games. Carlos Alcaraz, Jannik Sinner e Stefanos Tsitsipas já conquistaram o torneio.
A Arábia Saudita tem usado os esportes, nos últimos anos, para diversificar suas atividades econômicas para além do petróleo e desenvolver seu turismo.
Nos últimos meses, seus clubes de futebol contrataram grandes nomes, como Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Neymar e Sadio Mané.
Riad, capital do reino, organiza uma prova do Mundial de F-1 desde 2021, assim como o Rally Dakar.