O Brasil estreou no Campeonato Sul-Americano masculino de vôlei, vencendo o Peru por 3 sets a 0 (25/18, 25/18 e 25/11), em Recife (PE). A partida, disputada na noite de sábado (26), durou apenas 68 minutos e mostrou mais uma vez a força da seleção no continente.
A seleção brasileira é a maior vencedora do torneio, com 33 títulos. A única vez que o Brasil não foi campeão foi em 1964, quando não participou do campeonato disputado na Argentina, que foi a campeã.
Renan Dal Zotto escalou a equipe com Bruninho, Lucarelli, Lucão, Alan, Leal, Judson e o líbero Maique. Com a superioridade mostrada, foi possível rodar todo o elenco e entraram em quadra, Flavio, Fernando Cachopa, Felipe Roque, Adriano, Henrique Honorato, Otávio e o líbero Thales.
— A gente sabe que estreia é sempre bastante tensa. Hoje a gente teve a oportunidade de sair daqui com uma vitória importante, mas, acima de tudo, a possibilidade de todos os atletas poderem jogar, participando efetivamente pelo menos um set inteiro. Isso foi muito positivo, a vitória foi muito importante, e agora é pensar no jogo de amanhã. É uma competição curta e cada jogo vale muito — disse Renan.
Mesmo não sendo titular, Felipe Roque foi o maior pontuador da partida, com 14 acertos. Leal fez 10 pontos e Alan marcou nove.
— Foi muito especial a minha estreia em um campeonato aqui no Brasil pela seleção. É muito importante começar a competição com uma vitória, aqui em casa —disse Felipe Roque, que fez uma sequência extraordinária de 11 saques no decorrer da última parcial.
No outro jogo da rodada de abertura, a Argentina derrotou a Colômbia por 3 a 0, parciais de 25/16, 25/15 e 25/22. Ezequiel Palacios foi o maior pontuador com 12. Pela Colômbia, Gustavo Larrahondo marcou dez.
O Brasil volta à quadra neste domingo (27), às 19h30, para enfrentar o Chile. Antes, às 17h, Colômbia e Peru abrem a segunda rodada no ginásio Geraldão.
Além de buscar manter a hegemonia continental, a seleção brasileira tem como objetivo, também, a preparação para o Pré-Olímpico, em setembro, no Rio de Janeiro, quando duas vagas para os Jogos de Paris 2024 serão definidas.