E não deu para a seleção brasileira masculina de basquete na final dos Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, na China. Neste domingo (6), o time comandado por Fernando Pereira foi derrotado pela República Tcheca por 69 a 67, em jogo definido nos segundos finais, sendo que o Brasil ainda teve a bola para empatar mas acabou perdendo o último arremesso.
A campanha brasileira era de cinco vitórias em cinco jogos, incluindo triunfos sobre Lituânia e Estados Unidos. Na disputa pelo ouro, Paul Zú foi o cestinha da seleção com 17 pontos e mais cinco assistências. O pivô Victão terminou com um duplo-duplo de 12 pontos e 10 rebotes e o armador Caio Pacheco finalizou com 17 pontos, sete rebotes e quatro assistências.
Mas apesar destes bons números, o Brasil não conseguiu para o tcheco Jan Zídek, que fez 24 pontos e pegou nove rebotes. A equipe europeia venceu o primeiro período por 16 a 13, mas os brasileiros reagiram e as duas seleções foram para o intervalo empatadas em 34 pontos.
No terceiro período, a República Tcheca voltou a colocar um ponto de vantagem (51 a 50). O Brasil começou bem o último quarto e chegou a virar e liderar em 61 a 57 a cinco minutos do final. Porém, os tchecos reagiram e conseguiram passar à frente em 68 a 67 em um lance livre de Zídek.
Quando restavam nove segundos para o final, Paulo Zú teve a bola em suas mãos e buscou um arremesso da linha dos três, o que daria a vitória e o título. Porém, ele errou e a República Tcheca ficou com a medalha de ouro.
A seleção brasileira foi formada por jogadores sub-26, em parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBD) e Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Esta foi a segunda vez que o Brasil decidiu o torneio. A anterior foi em 1963, quando a Universíade foi disputada em Porto Alegre e a seleção ficou com o ouro.
No torneio feminino, a seleção brasileira terminou em oitavo. Após vencer apenas uma partida e perder outra na fase inicial, a equipe do técnico francês Virgil Lopez foi batida pela China, nas quartas de final, e foi para o torneio consolação, onde sofreu revés para a Hungria e na disputa da sétima posição foi superada pela República Tcheca por 79 a 74.