Com duas medalhas de prata no stand up paddle (SUP) race, modalidade do Surfe, o Brasil foi ao pódio no primeiro dia de competições dos Jogos Sul-Americanos de Praia, em Santa Marta, na Colômbia. Lena Guimarães Ribeiro foi a primeira a comemorar, atrás apenas da argentina Juliana Gonzalez, enquanto David Leão foi superado somente pelo peruano Itzel Naranjo na Playa Mendihuaca.
Lena teve um problema na largada, quando a cordinha de sua prancha agarrou na pá ainda na arrebentação. Precisou fazer uma prova de recuperação para voltar à briga e conseguiu garantir o lugar no pódio, que terá ainda a peruana Giannisa Farje.
— Acabei ficando para trás no início e pegando uma grande sequência de ondas enquanto minhas adversárias se distanciaram. Mas mantive o foco para me recuperar na prova e conquistar essa medalha. Fico feliz que tenha dado certo. É uma honra conquistar a primeira medalha do Time Brasil em Santa Marta —disse Lena, que foi campeã da prova nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019.
David Leão pegou dicas valiosas com a compatriota para a prova masculina, disputada na sequência. Largou muito bem e se manteve o tempo todo na disputa pelas primeiras posições. Terminou em segundo lugar e ajoelhou na areia em agradecimento. O argentino Santino Basaldella acabou em terceiro.
— A Lena me passou as condições do mar e pude seguir a melhor estratégia para conseguir essa medalha. Foi uma ajuda muito importante para completar esse grande dia para o Brasil. Que sejam as primeiras de muitas medalhas aqui em Santa Marta — contou o baiano.
O SUP race, como o nome em inglês indica, é uma corrida sobre a prancha de stand up paddle. A largada e a chegada são na praia, e os atletas precisam cruzar a arrebentação e remar em um percurso delimitado com boias no mar. Quem chega na frente, de volta à areia, vence.
Esqui Aquático lidera eliminatórias
Na praia de Cabo Tortuga, onde acontecem as competições do Esqui Aquático, o Brasil teve Felipe Neves liderando as eliminatórias da modalidade slalom. Já no wakeboard feminino, Mariana Nep terminou o dia em primeiro lugar,
Beach Wrestling disputará três medalhas de bronze
Os brasileiros disputarão três medalhas de bronze no Beach Wrestling, onde a luta acontece apenas de pé. Caroline Soares da categoria até 50 kg venceu a argentina Maia Cabrera, mas perdeu para a panamenha Yusneiry Agrazal na fase classificatória. Na semifinal, ela acabou superada pela venezuelana NaNaiyeliz Guitérrez e desta forma enfrentará Agrazal na disputa pelo pódio.
Matheus Barreto venceu dois confrontos na categoria até 70 quilos. Na estreia bateu Sahir Saram, de Suriname, mas logo depois perdeu para o colombiano Julián Horta, conseguindo a recuperaçãocontra o paraguaio Pablo Vera. Na semifinal, a derrota para o venezuelano Wilfredo Rodríguez, o colocou na disputa do bronze contra o equatoriano Sergio Vite.
Na categoria até 90 quilos, Claudio Mateus Machado venceu o panamenho Elton Brown e depois perdeu para o argentino Jorge Llano e para o venezuelano Pedro Ceballos. Dessa forma, orá brigar pela terceira colocação contra Llano.
Já Amanda Leal não passou da primeira fase na categoria até 60 kg, onde perdeu para a venezuelana Betzabeth Arguello e para a colombiana Andres González. Sua única vitória foi contra a equatoriano Leonela Gruezo.
O Beach Wrestling é a versão das areias do wrestling e é disputado em solo arenoso em round único de três minutos. Se o lutador conseguir derrubar o oponente com as costas no solo, soma três pontos e vence a luta. Derrubar o oponente sem que as costas estejam expostas, fazê-lo encostar os joelhos no chão ou retirá-lo da área circular delimitada, vale um ponto. O atleta que alcançar três pontos primeiro vence.
Beach Handball é 100% no feminino e masculino chega à segunda vitória
Depois de estrear com vitória sobre a Colômbia, a seleção brasileira masculina de Beach Handball voltou a jogar neste sábado. Pela manhã, o Brasil perdeu para a Argentina por 2 a 0 (21/20 e 13/12), mas à tarde se recuperou e derrotou o Peru por 2 a 0 (28/16 e 32/12).
A seleção feminina venceu a Colômbia por 2 sets a 0 (19/8 e 22/15) e segue invicta na competição. Na estreia, as brasileiras venceram o Uruguai.
Beach Tennis começa com três vitórias
Uma das modalidades em que o Brasil é favorito é o Beach Tennis. Neste sábado (15), pela segunda rodada do torneio masculino, Daniel Mola venceu José Luis Zambrano por 2 sets a 0 (6/0 e 6/4), enquanto Allan de Oliveira venceu o uruguaio Rodrigo Caballero também por 2 a 0 (6/0 e 6/1).
Nas duplas mistas, Andre Baran e Victoria Marchezini venceram os argentinos Jessica Orselli e Thomas Szechenyi por 2 a 0, parciais de 6/1 e 7/6 (1) e passaram às semifinais.
Colômbia domina provas de esportes subaquáticos e Venezuela fatura dois ouros no surfe
A Colômbia assumiu a liderança do quadro de medalhas ao vencer as três provas de esportes subaquáticos, com Laura Saavedra e Alejandro Hurtado nas disputas individuais dos 3.000 metros bialetas e no revezamento misto 4x100 metros.
No surfe, a Venezuela ficou com as duas medalhas de ouro do bodyboard. No masculino, Daniel Arocha ficou à frente do panamenho Edwin Núñez e do peruano Cristopher Bayona, prata e bronze, respectivamente.
Entre as mulheres, Rosmarky Álvarez foi a campeã. O pódio ainda teve a peruana Hannah Saavedra e a panamenha Verónica Correa.