A polonesa Iga Świątek, número 1 do mundo e atual campeã, se classificou para as quartas de final de Roland Garros nesta segunda-feira (5), após a desistência da ucraniana Lesia Tsurenko, 66ª do ranking, e terá como adversária na próxima fase a americana Coco Gauff, sexta na classificação da WTA, em uma reedição da final do ano passado.
Com 30 minutos de jogo, quando Świątek vencia o primeiro set por 5-1, Tsurenko se sentiu mal e pediu atendimento médico. Com tontura e dificuldade para respirar, a jogadora ucraniana acabou desistindo de continuar na partida.
—Acho que tive o mesmo que Rybakina. Um vírus ou algo assim — afirmou Tsurenko.
A número 4 do mundo, a cazaque Elena Rybakina, desistiu do torneio no último sábado, pouco antes de entrar em quadra pela terceira rodada.
—Não pude treinar ontem [domingo] e hoje foi difícil aquecer, mas esperava me sentir um pouco melhor quando comecei o jogo. Infelizmente, piorou e tive que desistir— acrescentou a ucraniana de 34 anos.
— Comecei a sentir um pouco antes da partida anterior, estava com dor de garganta, mas fisicamente estava bem. Realmente começou depois. Tive uma noite ruim e ontem treinei uns dez minutos. Minha frequência cardíaca estava muito alta e estou com o nariz muito congestionado nos últimos dois dias— explicou Tsurenko.
Com a desistência da ucraniana, Świątek, grande favorita ao título, se classifica para as quartas de final sem perder um único set desde o início do torneio.
—A cada jogo eu jogava melhor e melhor. Inclusive hoje, nesses poucos games, eu estava muito confiante — comentou a polonesa.
Horas antes, Coco Gauff garantiu sua vaga nas quartas ao derrotar a eslovaca Anna Karolína Schmiedlová, que ocupa a 100ª colocação no ranking mundialm por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2, em uma hora e 30 minutos.
Este é o terceiro ano consecutivo que a jovem americana de 19 anos chega às quartas em Roland Garros. Na final de 2022, a polonesa venceu o confronto para conquistar seu segundo título em Paris.
* AFP