O tenista espanhol Rafael Nadal foi submetido a uma artroscopia nesta sexta-feira (2) para examinar a lesão no iliopsoas, que o mantém afastado das quadras desde a eliminação no Aberto da Austrália.
Nadal passou por "uma pequena intervenção cirúrgica por artroscopia para verificar a lesão no iliopsoas esquerdo", informou sua assessoria de imprensa. A operação ocorreu em Barcelona, segundo a mesma fonte, que indica que o resultado da cirurgia será divulgado no sábado de manhã.
O tenista que completa 37 anos neste sábado, não compete desde que se lesionou o psoas, um músculo que liga a coluna aos membros inferiores, durante o Aberto da Austrália, em janeiro, em que se retirou na segunda rodada contra o americano Mackenzie McDonald.
Inicialmente, a lesão o afastaria de seis a oito semanas, mas o tempo de recuperação se alongou e no dia 19 de maio, ao anunciar que não estaria em Roland Garros, Nadal anunciou que passaria um tempo sem treinar para se recuperar.
O espanhol afirmou então que queria colocar "um ponto final" na sua carreira antes de enfrentar em 2024 aquela que possivelmente será a sua despedida do circuito profissional.
— Este seria o meu objetivo: tentar parar para tentar provavelmente enfrentar o último ano da minha carreira esportiva com pelo menos as garantias de poder desfrutá-lo — explicou ele em entrevista coletiva em sua academia de tênis em Manacor.
Apesar das dores recorrentes, e de alguns últimos anos que descreveu como "complicados", o espanhol vai lutar para se despedir empunhando a sua raquete.
— Não mereço terminar assim, acho que trabalhei o suficiente ao longo da minha carreira esportiva para que o meu final não seja aqui hoje numa coletiva de imprensa — disse o espanhol.
Nadal não quis marcar a data de retorno, mas deixou a porta aberta para tentar essa volta na Copa Davis no final do ano.
* AFP