O número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, venceu o canadense Denis Shapovalov (32º) com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2, nesta sexta-feira (2) pela terceira rodada de Roland Garros e avançou às oitavas de final do torneio francês.
— Me senti muito bem, no segundo set tive problemas, cometi mais erros do que no primeiro e no terceiro, mas consegui reagir à situação, mostrei uma mentalidade forte — disse o espanhol na quadra Philippe Chatrier depois da partida.
O jovem tenista de 20 anos jogará as oitavas contra o italiano Lorenzo Musetti (18º). Em sua estreia na 'sessão noturna' deste ano, Alcaraz começou novamente avassalador, conquistando pontos em alta velocidade contra um Shapovalov completamente atordoado. Ele fez 1 set a 0 em 36 minutos.
Mas o canhoto canadense, um talentoso tenista a quem falta continuidade para disputar títulos, mostrou a sua qualidade ao aproveitar um relaxamento de Alcaraz e ficou perto de empatar (4-1). O espanhol não se deixou abalar e se sentiu ainda mais motivado. Venceu cinco games consecutivos e fechou o segundo set, se encaminhando para a vitória.
Shapovalov voltou a ser dominado no terceiro set e Alcaraz fechou a partida em duas horas e 10 minutos, garantindo a vaga nas oitavas.
Tsitsipas elimina Schwartzman
Mais cedo, o grego Stefanos Tsitsipas (5º) não deu chances ao argentino Diego Schwartzman (95º), a quem derrotou com parciais de 6/2, 6/2 e 6/3 e também avançou à próxima fase.
Na quadra Suzanne Lenglen, Schwartzman, semifinalista em Roland Garros em 2020, mostrou um tênis muito distante do nível que o levou à final em 2021.
— A partida foi bastante simples da parte dele. Cometi vários erros não forçados, não consegui ser competitivo na velocidade do jogo, ele sempre dominou os pontos — lamentou Schwartzman.
Tsitsipas vai jogar nas oitavas de final contra o austríaco Sebastian Ofner, 118º e vindo do qualifying, a grande surpresa nesta fase do torneio.
— Não foi nada fácil. Foi de longe o jogo mais difícil para mim desde o início do torneio em termos de concentração. Diego não me cedeu nenhum ponto de graça e eu precisei de paciência — disse o grego de 24 anos.
— Foi uma boa partida, cometi alguns erros não forçados estranhos, mas estou feliz por ter feito uma grande partida — acrescentou.
Schwartzman deixa Roland Garros com duas vitórias que encerraram sua sequência de cinco derrotas consecutivas no saibro.
Resultados desta sexta-feira do torneio de Roland Garros:
3ª rodada (simples masculino):
Carlos Alcaraz (ESP) x Denis Shapovalov (CAN) 6-1, 6-4, 6-2
Lorenzo Musetti (ITA) x Cameron Norrie (GBR) 6-1, 6-2, 6-4
Sebastian Ofner (AUT) x Fabio Fognini (ITA) 5-7, 6-3, 7-5, 1-6, 6-4
Stefanos Tsitsipas (GRE) x Diego Schwartzman (ARG) 6-2, 6-2, 6-3
Novak Djokovic (SRB) x Alejandro Davidovich (ESP) 7-6 (7/4), 7-6 (7/5), 6-2
Juan Pablo Varillas (PER) x Hubert Hurkacz (POL) 3-6, 6-3, 7-6 (7/3), 4-6, 6-2
Karen Khachanov (RUS) x Thanasi Kokkinakis (AUS) 6-4, 6-1, 3-6, 7-6 (7/5)
Lorenzo Sonego (ITA) x Andrey Rublev (RUS) 5-7, 0-6, 6-3, 7-6 (7/5), 6-3
* AFP