A polonesa Iga Świątek, número 1 do mundo, se classificou para as oitavas de final de Roland Garros ao atropelar neste sábado (3) a chinesa Wang Xinyu (80ª), com um duplo 6/0, em apenas 51 minutos. Na linguagem do tênis, a número 1 do mundo aplicou uma bicicleta na rival, que é a denominação usada para o placar onde o vencedor não perde um game sequer.
— Foi uma atuação muito sólida. Não é fácil manter a disciplina e a concentração. Fiquei muito focada estou muito feliz com o meu rendimento — disse a campeã das edições de 2020 e 2022 do Aberto da França.
Świątek, que acaba de completar 22 anos, já tinha aplicado um 'pneu' em cada uma de suas adversárias anteriores (Cristina Bucșa e Claire Liu). Desta vez foram dois, o que geroi a quarta 'bicicleta' da carreira da polonesa, a primeira em um Grand Slam.
A próxima adversária da polonesa será a ucraniana Lesia Tsurenko (66ª), que bateu a canadense Bianca Andreescu (42ª) com um duplo 6/1.
Mais cedo, a americana Coco Gauff também avançou às oitavas, ao eliminar a surpresa russa Mirra Andreeva, de apenas 16 anos. A número 6 do mundo fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5), 6/1 e 6/1, em duas horas e três minutos.
Andreeva surpreendeu em Paris, depois de vencer os três jogos do qualifying e as duas primeiras rodadas da chave principal, mas não conseguiu superar o favoritismo da americana.
Nas oitavas, Gauff vai enfrentar a eslovaca Anna Karolina Schmiedlová (100ª), que venceu a americana Kayla Day (138ª) por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3.
* AFP