Com o título assegurado, o Barcelona terminou o Campeonato Espanhol com derrota para o Celta de Vigo por 2 a 1 neste domingo (4), no Balaídos. O resultado evitou o rebaixamento do time mandante.
O time catalão fez uma grande campanha e praticamente não correu risco de perder o título. Na tabela, ficou com 88 pontos, dez a mais do que o Real Madrid, segundo colocado. O Celta terminou na 13ª colocação, com 43.
Em clima de festa, o Barcelona não se desgastou, enquanto o Celta foi com tudo para o ataque, em uma tentativa de abrir o placar. Conseguiu, aos 41 minutos, quando De Jong errou o passe e entregou de bandeja para Seferovic, que tocou para Gabri Veiga chutar cruzado e fazer 1 a 0.
Antes, o Celta havia feito um gol, que acabou sendo anulado pela arbitragem. Oscar Rodrigues havia aproveitado uma falha de Ter Stergen para marcar, mas o lance acabou não valendo.
O time de Vigo dominava a partida com certa tranquilidade e voltou para o segundo tempo pressionando. A tática deu certo. Carles Pérez avança pela direita e deixou com Gabri Veiga, que cruzou para Seferovic mandar por cobertura e fazer 2 a 0.
O Barcelona resolveu reagir e diminuiu aos 34 minutos. Dembélé mandou para Ansu Fati na pequena área marcar, mas foi só. O Celta administrou a vantagem e comemorou muito a fuga do rebaixamento.
Os demais quatro jogos terminaram empatados. Rebaixado, o Valladolid empatou em casa por 0 a 0 com o Getafe (15º). O lanterna Elche ficou no 1 a 1 com o Cadiz (16º). Já o Espanyol, que também foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Espanhol, empatou por 3 a 3 com o Almería, que escapou da queda, ficando na 17ª colocação. Por fim, o Bétis ficou no 1 a 1 com o Valencia e confirmou vaga na Liga Europa.