O Santa Maria Soldiers comemora mais um ano de hegemonia no futebol americano do Rio Grande do Sul. A equipe derrotou o Porto Alegre Pumpkins por 32 a 14, neste domingo (28), no Gaúcho Bowl, disputado no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria. Com isso, o Soldiers chega a oito títulos gaúchos em 13 edições do torneio. A taça deste ano é também a sexta consecutiva do time.
Apesar da vantagem final de três posses de bola de diferença, a partida foi muito disputada. Foi o Pumpkins quem abriu o placar, já na primeira campanha, e foi para o intervalo vencendo por 14 a 9. Porém, mais efetivo que os rivais, o Soldiers conseguiu a virada no início do terceiro quarto com um safety e um touchdown de retorno de kickoff, abrindo 18 a 14.
A partir disso, a defesa do Soldiers passou a neutralizar as ações ofensivas do time da Capital no segundo tempo. No ataque, os santa-marienses anotaram mais dois touchdowns e contaram com a volta do quarterback Douglas Rodrigues, um dos jogadores mais antigos do Estado com 15 anos de experiência no esporte. Lesionado, ele não havia jogado a semifinal e entrou em campo só nos dois últimos quartos do Gaúcho Bowl para consolidar a vitória.
O campeonato, que é amador, reuniu seis equipes e mais de 300 atletas nesta edição. A final é chamada de "Gaúcho Bowl", em alusão ao Super Bowl, a final da NFL, a liga profissional dos Estados Unidos.
Soldiers e Pumpkins agora se prepararam para a disputa de torneios nacionais do segundo semestre. O Soldiers joga a Liga BFA, organizada de forma independente pelos times, e o Pumpkins está na segunda divisão Brasileirão, competição da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).