O Brasil começou muito bem a Copa do Mundo de Basquete 3 x 3, disputada em Viena, na Áustria. No masculino, venceu as duas partidas, batendo a Alemanha na estreia e depois a França. E no feminino, depois do revés para a mesma França, venceu a Holanda, fechando o primeiro dia da fase de classificação com boas condições para avançar ao mata-mata. Agora, as seleções descansam e voltam à quadra na quinta-feira, quando o masculino encara Madagascar e Sérvia, e o feminino pega Áustria e Espanha.
—No basquete 3 x 3 não tem jogo fácil. Provamos mais uma vez que ninguém vai ter jogo fácil contra o Brasil. Viemos preparados. Treinamos no clube, nas duas etapas de treinamento também com a seleção. Mas não tem nada decidido ainda. Temos dois jogos duríssimos na quinta-feira. E assim como podemos vencer, podemos perder ambos. Por isso é manter o pé no chão, descansar e entrar pronto para fazer o melhor possível — disse Léo Branquinho.
O time masculino do Brasil venceu a Alemanha por 17 a 14, com grande atuação de Jefferson Socas, Ruan Miranda, Léo Branquinho e Jonatas Mello. Depois, sem tomar conhecimento da atual medalhista de bronze do último Mundial, a equipe venceu a França por 19 a 16, fechando o dia com 100% de aproveitamento.
Já as meninas, com Sassá, Thayna, Lays e Luana, tiveram parada dura pela frente na estreia. Pegaram a França, atual campeã mundial. Em jogo muito físico e equilibrado, foram superadas por 19 a 14. Mais tarde, em jogo de recuperação, triunfaram perante a Holanda na última bola, vencendo por 20 a 19.
— O primeiro jogo contra a França foi muito físico, difícil, elas não são campeãs mundiais à toa. E no segundo, conseguimos juntar todas as nossas forças para darmos a volta por cima e vencer a Holanda. Temos mais dois jogos contra Áustria e Espanha, e vamos buscar a classificação —comentou Sassá.
O Campeonato Mundial é disputado por 40 equipes, 20 por gênero. Os times medalhistas garantirão um lugar no Pré-Olímpico para os Jogos de Paris 2024. As demais terão de buscar ainda um torneio extra para jogar o Pré-Olímpico. Pelo formato de disputa, o primeiro colocado passa direto para as quartas de final. E segundo e terceiro vão para as oitavas. Quarto e quinto de cada chave estão eliminados.