Após um ano afastada do circuito pela Guerra em seu país e pela maternidade, a ucraniana Elina Svitolina, ex-número 3 do mundo, foi campeã do WTA 250 de Estrasburgo, na França, neste sábado (27), ao derrotar na final a russa Anna Blinkova por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, após 1h32min de confronto.
Blinkova, número 66 no ranking da WTA, foi dominada durante toda a partida diante de uma Svitolina muito agressiva e decidida a conquisitar o 17º título de sua carreira, apesar do tempo longe das quadras. Este foi o segundo título da jogadora que é casada com o tenista francês Gaël Monfils em Estrasburgo, repetindo a conquista de 2020.
A ucraniana de 28 anos voltou ao circuito no início de abril, no torneio de Charleston, e agora levanta mais um troféu troféu, às vésperas do início de Roland Garros, onde nunca passou das quartas de final.
No seu discurso na cerimônia de premiação, Svitolina afirmou que doará o valor da premiação para as criança de seu país, que convivem com os horrores da Guerra.
— Vou doar todo o meu prêmio em dinheiro deste torneio. Vai para as crianças da Ucrânia.
Em Paris, Elina Svitolina vai estrear contra a italiana Martina Trevisan, número 26 do mundo e semifinalista no ano passado. Já Blinkova será rival da belga Ysaline Bonaventure.
Nas duplas, as chinesa Xu Yifan e Yang Zhaoxuan derrotaram a americana Desirae Krawczyk e a mexicana Giuliana Olmos por 6/3 e 6/2 e conquistaram o terceiro título da parceria.
* AFP