O segundo Grand Slam da temporada do tênis começa no domingo (28), em Roland Garros. E quando se fala do torneio francês, é claro que rapidamente vem à memória de todos os mágicos momentos vividos por Gustavo Kuerten, que garantiu um dos lugares mais elevados na história do esporte brasileiro ao ganhar um impensável tricampeonato.
A febre pelo tênis tomou conta do país naqueles anos e uma legião de fãs passou a seguir os passos do tenista catarinense. E a cada vitória de Guga, um dos primeiros abraços era em seu técnico, o gaúcho Larri Passos, que está semana está em Porto Alegre participando do evento chamado "Por um tênis grande no Rio Grande", que é promovido pela Federação Gaúcha de Tênis e que tem como sede as quadras da Associação Leopoldina Juvenil.
Nesta quinta-feira (25) acompanhei uma das clínicas de Larri, destinada a crianças de projetos sociais de algumas cidades do Rio Grande do Sul, que tiveram a oportunidade de dividir a quadra com o treinador e ouvir histórias e adquirir experiências que serão levadas para sempre.
Após duas horas batendo bola e dando pequenas dicas para crianças e adolescentes, Larri Passos reuniu todos no centro de uma quadra e fez questão de valorizar "a coragem de superar a timidez", já que segundo ele é com coragem que se supera as maiores dificuldades.
Morando nos Estados Unidos atualmente, o treinador mantém sua academia em Balneário Camboriú. Foi de lá que saíram nomes como Bia Haddad Maia e Thiago Monteiro, atuais número 1 do Brasil, no feminino e masculino, respectivamente.
Com o entusiasmo de um iniciante, Larri se movimentou na quadra e a cada palavra demonstrava afeto, carinho, atenção e amor ao esporte, algo que há 26 anos ele fazia em Paris, incentivando um jovem tenista que viria a surpreender o mundo. Fato este lembrado por ele na conversa que tivemos.
Nesta quinta, as crianças dos projetos Fundação Tênis, Lapidando Cidadãos, Dietze Tênis, Wimbelemdon, Tô no Jogo, APABB (Porto Alegre), APAE (Encantado), Pestalozzi (Canoas) e Slan (Lajeado) foram agraciadas com um dia inesquecível em suas vidas, algo que só o esporte pode proporcionar.