Apesar de não jogar em seu piso favorito, o saibro de Roma dificilmente sairá da memória do russo Daniil Medvedev, que, neste domingo (21), derrotou o dinamarquês Holger Rune, por 2 a 0, com um duplo 7/5, em 1h41min de jogo, e sagrou-se campeão do Masters 1000 disputado na capital italiana. Este foi o primeiro título ganho pelo tenista de 27 anos na terra batida.
Na caminhada para o título, Medvedev perdeu apenas um set, para o espanhol Bernabé Zapata Miralles, na terceira rodada, e deixou pelo caminho o alemão Alexander Zverev e o grego Stefanos Tsitsipas.
Este foi o sexto torneio de nível Masters 1000 da carreira de Medvedev e o 20º somados todos os troféus ganhos pelo russo, que com a campanha em Roma irá voltar ao segundo lugar no ranking mundial da ATP. Na temporada, ele já venceu cinco competições. Anteriormente foi campeão em Roterdã, Doha, Dubai e Miami.
O set inicial foi equilibrado e Medvedev conseguiu a quebra de saque na hora certa, no 12º game, quando fechou em 7-5. Na segunda parcial, Rune largou quebrando o russo e ao confirmar o serviço abriu 2-0. Porém, o dinamarquês acabou cedendo a igualdade em 2-2. No nono game, uma nova quebra abriu caminho para Rune sacar e empatar a partida, mas ele não foi efetivo e acabou sendo quebrado duas vezes e acabou perdendo o set e a partida.
Nas duplas, os campeões foram o monegasco Hugo Nys e o polonês Jan Zieliński, que derrotaram os holandeses Robin Haase e Botic van de Zandschulp por 7/5 e 6/1. Em quatro finais foi o segundo título da parceria vice-campeã do Aberto da Austrália deste ano.