As brasileiras Bia Haddad Maia e Luisa Stefani tiveram estreias tranquilas na chave de duplas femininas do Aberto da França. Nesta quarta-feira (31), as duas paulistas atuaram na quadra 5 do complexo de Roland Garros e ao lado de suas parceiras não encontraram dificuldades para avançar no Grand Slam francês.
O primeiro jogo foi o de Bia, que voltou a jogar com a bielorrussa Victoria Azarenka. Campeãs do WTA 1000 de Madrid, três semanas atrás, elas não tomaram conhecimento da estoniana Kaia Kanepi e da eslovaca Tereza Mihalíková e venceram por 2 a 0, parciais de 6/0 e 6/1, em apenas 54 minutos.
Com a tranquila vitória, Bia acabou ganhando fôlego para seguir no torneio, onde também está qualificada para a segunda rodada em simples, após a fácil vitória sobre a alemã Tatjana Maria, quando em 66 minutos perdeu apenas um game. Cabeça de chave número 14, ela vai encarar a Diana Shnaider, na quinta-feira (1), às 6h (de Brasília).
Mesmo sem estarem na lista de favoritas, Bia Haddad e Victoria Azarenka estão entre as duplas que podem surpreender no saibro de Paris. Na próxima fase, elas vão ter pela frente as americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, cabeças 2 do torneio, numa reedição da final de Madrid, vencida pela brasileira e a bielorrussa.
Logo após o jogo de Bia, quem entrou na mesma quadra 5 foi Luisa Stefani. A medalhista olímpica em Tóquio voltou a disputar um Grand Slam, após a grave lesão no joelho direito, sofrida na semifinal do Aberto dos EUA de 2021, e novamente reeditando parceria com a canadense Gabriela Dabrowski.
Com o apoio de uma pequena e barulhenta torcida brasileira, elas se impuseram sobre a italiana Elisabetta Cocciaretto e a alemã Tatjana Maria e venceram por 2 a 0, com um duplo 6/2, em breves 58 minutos de jogo.
Na segunda rodada, as cabeças de chave 8 irão enfrentar as vencedoras do confronto entre a dupla da chilena Alexa Guarachi e a neozelandesa Erin Routliffe e a parceria da húngara Dalma Gálfi e a polonesa Katarzyna Píter.
A terceira brasileira na chave de duplas femininas é a carica Ingrid Gamarra Martins, que atuará com a bielorrussa radicada no Rio de Janeiro, Iryba Shymanovich. Elas irão estrear na quinta-feira, às 6h (de Brasília), contra a ucraniana Anhelina Kalinina e a romena Irina-Camelia Begu.