O Ypiranga está em desvantagem na terceira fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (12), o clube de Erechim perdeu para o Botafogo por 2 a 0, no Estádio Colosso da Lagoa. O jogo de volta ocorre no dia 27, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Para chegar às oitavas de final pela primeira vez na história, o Canarinho terá de vencer por três gols de diferença no tempo normal. Em caso de vitória por dois gols, o mata-mata será definido nos pênaltis. Se houver empate ou novo triunfo dos cariocas, os gaúchos darão adeus à competição nacional.
Em relação ao time que foi semifinalista do Gauchão, o técnico Luizinho Vieira não contou os laterais Gedeílson e PK, além do meia Matheusinho, que não fazem mais parte do elenco do Ypiranga. Os laterais Ivan e João Félix, e o centroavante Rubens, recém incorporados ao grupo, foram as novidades.
Se a intenção era pressionar desde os primeiros minutos, a realidade mostrou outro roteiro. Aos três, o Botafogo saiu na frente. Di Plácido fez jogada pela direita e cruzou. Tchê Tchê desviou. O goleiro Caíque ainda chegou a tocar na bola, mas ela sobrou para o meia Eduardo, que ganhou a disputa com o defensor e marcou.
Na sequência, o Ypiranga até tentou ficar mais com a posse de bola, assim como o futebol mostrado durante o Estadual, mas sem efetividade. Aos 15, João Pedro experimentou de longe, mas parou em Lucas Perri. Aos 42, João Pedro lançou na área, Heitor cabeceou. Lucas Perri deu rebote, mas Islan não alcançou.
Na etapa final, os mandantes bem que tentaram igualar o placar. Aos 18, após escanteio cobrado, Adryelson cabeceou para trás. A bola bateu no travessão. Aos 24, Erick avançou pela esquerda, passou por Di Plácido e cruzou. Cuesta cortou o perigo.
Mesmo com as modificações feitas por Luizinho Vieira, que colocou William Barbio, Jhonatan Ribeiro e Bruno Baio em campo, as coisas não melhoraram para o Ypiranga. Aos 35, Júnior Santos avançou aos trancos e barrancos, até que a bola sobra para Eduardo anotar o segundo, aumentando a vantagem do Botafogo, que poderá até mesmo perder por 1 a 0 no reencontro entre as equipes no fim do mês.