Sob protestos, o Santos ficou no empate sem gols diante do Atlético-MG neste domingo (23), na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A torcida criticou jogadores, comissão técnica e diretoria no começo e após o apito final do duelo.
O Santos, que já havia perdido para o Grêmio na estreia por 1 a 0, conquistou o seu primeiro ponto, assim como o Atlético-MG, que sofreu revés para o Vasco na rodada de abertura.
O clima da chegada do Santos à Vila Belmiro foi de protesto. Os torcedores cobraram os jogadores, mas a pressão só aumentou quando o clube divulgou que o atacante colombiano Stiven Mendoza foi cortado da partida por ter tido contato com uma medicação que contém substância proibida no controle de doping, usado por um de seus familiares.
Sem o atacante, o técnico Odair Hellmann optou por escalar um trio ofensivo formado por Marcos Leonardo, Ângelo e Daniel Ruiz. Em campo, o Santos chegou a apertar o Atlético e perdeu boas oportunidades de gol com Lucas Lima e o próprio Ângelo.
Após a entrada de um gato preto no gramado, o Santos deixou de jogar e começou a assistir o Atlético, que foi desperdiçando chances claras de gol. A melhor delas aos 34 minutos, Hulk cruzou, Hyoran desviou e Zaracho acertou no travessão. Na sobra, Paulinho foi travado praticamente em cima da linha.
Com a pressão do Atlético, o Santos se viu obrigado a recuar e acabou conseguindo segurar o rival e levar o 0 a 0 para o intervalo.
No segundo tempo, Odair promoveu a estreia de Luan Dias, que chegou a jogar no Santos no sub-13, antes de ser dispensado. Retornou após se destacar com a camisa do Água Santa, vice-campeão paulista.
Diferente do primeiro tempo, a segunda etapa foi de poucas emoções. O Atlético chegou a ameaçar em um chute de longe de Otávio, mas acabou sendo contido pelo Santos, que apostou no contra-ataque para tentar vencer a partida.
Mas os minutos finais foram de total pressão do Atlético. Coudet colocou o time no ataque, principalmente após a entrada de Vargas, mas não conseguiu passar pelo goleiro João Paulo, que decretou a igualdade com a defesa na tentativa de Paulinho.
O próximo compromisso do Santos no Campeonato Brasileiro é com o América-MG no sábado, às 18h30, na Vila Belmiro, em Santos (SP). No mesmo dia, às 21h, o Atlético-MG enfrenta o Athletico-PR no Independência, em Belo Horizonte (MG).
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 0 X 0 ATLÉTICO-MG
SANTOS - João Paulo; Nathan (Gabriel Inocêncio), Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Marcos Leonardo (Bruno Mezenga), Ângelo (Miguelito) e Daniel Ruiz (Luan Dias). Técnico: Odair Hellmann.
ATLÉTICO-MG - Everson; Saravia (Mariano), Bruno Fuchs, Maurício Lemos (Jemerson) e Rubens (Vargas); Otávio, Edenílson (Pavón), Zaracho e Hyoran (Patrick); Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.
CARTÕES AMARELOS - Dodo e Rodrigo Fernández (Santos); Hyoran, Mariano e Otávio (Atlético-MG).
ÁRBITRO - Bráulio da Silva Machado (SC)
RENDA - R$ 549.810,00.
PÚBLICO - 11.233 pagantes.
LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).