O argentino Marcelo Bielsa está próximo de ser anunciado como novo técnico da seleção do Uruguai. O contrato está nas mãos de seus advogados e em breve será anunciado. Uma série de reuniões de El Loco com a diretoria da Celeste já ocorreram, e a curiosidade é o lugar onde elas foram realizadas: Porto Alegre.
Conforme o jornal El País, de Montevidéu, Bielsa e sua esposa estão vivendo em uma clínica de vida saudável na Capital. Aos 67 anos, ele tem como objetivo praticar atividades físicas, se alimentar de forma correta e em horários adequados, baixar o peso e ter tempo para se divertir, sem a rotina intensa de quando está comandando uma equipe. Seu último trabalho foi no Leeds United, encerrado em fevereiro de 2022.
Marcelo Bielsa, que já comandou as seleções de Argentina e Chile, e equipes como Newell's, Vélez, Athletic Bilbao e Olympique Marseille, será o substituto de Diego Alonso, que deixou o Uruguai após a eliminação ainda na primeira fase da Copa do Mundo no Catar. Nas reuniões com Ignácio Alonso, presidente da Asociación Uruguaya de Fútbol (AUF) e o corpo diretivo em Porto Alegre, o argentino tem chamado a atenção pelo profundo conhecimento dos jogadores uruguaios.
Ainda conforme o El País, a continuidade de jogadores históricos na seleção do Uruguai ainda não foi tratada. A lista conta com Edinson Cavani, Fernando Muslera, Diego Godín, Martín Cáceres e Luis Suárez, do Grêmio, presentes nos últimos quatro Mundiais. Felipe Carballo, também do Tricolor, esteve em campo nos últimos amistosos da Celeste, sob o comando do interino Marcelo Broli, e deve ter continuidade no ciclo de Bielsa na seleção charrua.
Visita ao Grêmio em 2016
Em janeiro de 2016, Marcelo Bielsa esteve em Porto Alegre visitando as instalações do Grêmio no CT Luiz Carvalho. A visita, porém, não era esperada. O técnico havia visitado Gramado e, por ter chegado muito cedo ao aeroporto para retornar a Buenos Aires, encontrou tempo para visitar o CT, que fica nas imediações. Na ocasião, ele conversou com o superintendente Antônio Carlos Verardi e o treinador Roger Machado, que o definiu como um de seus ídolos.