Neste sábado (8), a partir das 19h, a Miami-Dade Arena, em Miami, será palco do UFC 287. O evento completo tem 13 combates programados, incluindo, a primeira defesa de cinturão do campeão peso-médio do UF, Alex "Poatan" Pereira. Outros três brasileiros também devem entrar em ação no octógono: Gilbert "Durinho", Luana Pinheiro e Jaqueline Amorim.
Detentor do título na categoria até 84kg, Alex "Poatan" vai defender pela primeira vez seu cinturão. E o desafio será justamente contra o ex-campeão da divisão, o nigeriano radicado na Nova Zelândia, Israel Adesanya.
Em 12 de novembro do ano passado, no UFC 281, o paulista de 35 anos venceu "The Last Stylebender" por nocaute técnico no quinto round de luta. Com a vitória sobre Adesanya, o cinturão voltou para o Brasil depois de nove anos. Entre 14 de outubro de 2006 e 5 de julho de 2013, Anderson Silva foi o dono da divisão dos médios do Ultimate. O brasileiro Alex "Poatan" possui um cartel de sete vitórias e apenas uma derrota. Israel Adesanya, por sua vez, tem 22 vitórias e dois reveses.
Se recuperando de derrota na última luta, quando venceu Neil Magny por finalização no primeiro round no UFC 283, "Durinho" quer voltar aos holofotes da divisão dos meio-médios. Ele terá pela frente o também ex-desafiante ao título Jorge Masvidal, na co-luta principal do UFC 287. "Gamebred" vêm de três derrotas consecutivas: duas para Kamaru Usman, ambas valiam o cinturão, e uma para Colby Covington. O vencedor do combate pode, em breve, receber um "title-shot" contra o inglês Leon Edwards.
O MMA feminino do Brasil também será representado no evento em Miami. Na abertura do card preliminar, a manauara Jaqueline Amorim deve fazer a sua estreia no Ultimate. Aos 27 anos, a lutadora da American Top Team medirá forças contra Sam Hughes. Amorim mantém um cartel perfeito até o momento: seis vitórias e nenhuma derrota. Hughes, por outro lado, possui sete vitórias e cinco derrotas na carreira.
Ainda no card preliminar, Luana Pinheiro faz a sua segunda luta na organização. A adversária da brasileira será a americana Michelle Waterson-Gomez. Aos 29 anos, Luana vem de duas vitórias no Ultimate, contra Randa Markos e Sam Hughes. A mineira de Belo Horizonte ganhou um contrato com o UFC participando do Dana White's Contender Series, em novembro de 2020. Na ocasião, atropelou Stephanie Frausto, levando a vitória por nocaute.
A pesagem oficial de todos os atletas envolvidos no UFC 287 ocorre nesta sexta-feira (7), a partir das 17h, com cobertura do streaming UFC Fight Pass.
Onde assistir o UFC 287 - Pereira x Adesanya 2:
O serviço de streaming UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra.
Card principal
- Peso-médio: Alex Poatan x Israel Adesanya
- Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Jorge Masvidal
- Peso-galo: Rob Font x Adrian Yanez
- Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Kevin Holland
- Peso-galo: Raul Rosas Jr. x Christian Rodriguez
Card preliminar (19h)
- Peso-médio: Kelvin Gastelum x Chris Curtis
- Peso-palha: Michelle Waterson-Gomez x Luana Pinheiro
- Peso-médio: Gerald Meerschaert x Joe Pyfer
- Peso-pesado: Karl Williams x Chase Sherman
- Peso-palha: Lupita Godinez x Cynthia Calvillo
- Peso-leve: Ignacio Bahamondes x Trey Ogden
- Peso-pena: Steve Garcia x Shayilan Nuerdanbieke
- Peso-palha: Jaqueline Amorim x Sam Hughes