O mundo do jiu-jítsu está de luto com a morte de Robson Gracie. O ex-lutador morreu nesta sexta-feira (28). A causa da morte não foi divulgada pela família. A notícia foi dada por meio do Instagram de Kyra Gracie, neta do ex-atleta.
Em sua postagem, a lutadora definiu o avô como "uma das pessoas mais importantes da minha vida". "Hoje, o jiu-jítsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha", escreveu em sua rede social.
O velório ocorrerá no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, neste domingo (30), das 10h às 14h e será aberto ao público.
Com 88 anos, ele era o integrante vivo mais velho da família real do jiu-jitsu brasileiro. Segundo filho de Carlos Gracie, Robson nasceu no Rio de Janeiro em 1935 e foi presidente da Federação de jiu-jítsu do Rio de Janeiro.
Junto ao pai, ao tio e aos irmãos, o ex-lutador foi um dos responsáveis pela criação da modalidade brasileira do jiu-jítsu, assim como pelo surgimento do Vale-Tudo, que deu origem ao MMA, sigla em inglês para Artes Marciais Mistas.
No Vale-Tudo, Robson estreou ganhando de Artur Emídio e, ao longo de sua carreira, bateu Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana. Ele deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que faleceu em 2007.
Além das lutas
Robson também teve envolvimento com a política. A fama de um grande lutador o levou ao posto de guarda-costas de Leonel Brizola, à época deputado federal do Estado da Guanabara e cunhado do então presidente João Goulart. Após o golpe militar de 1964, o membro da família Gracie chegou a ser preso e torturado pelo novo regime. As informações são do jornal Lance.
Robson ficou durante 64 dias sob custódia dos militares até que o seu tio Hélio interveio na situação e fez o sobrinho ser liberado. Em 1980, durante o primeiro mandato de Brizola como governador do Rio de Janeiro, Robson assumiu a presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). Na época, ele voltou a promover eventos de vale-tudo na cidade do Rio de Janeiro.