João Mendes, 18 anos, fez sua estreia com a camisa do Barcelona, nesta quinta-feira (6). O filho do gaúcho Ronaldinho mostrou personalidade e realizou uma boa atuação no juvenil B da equipe catalã, o time sub-18 do clube. O jogo foi válido pelo torneio MIC, um campeonato internacional das camadas jovens.
Jogando pela ponta-direita, e depois deslocado para a esquerda, o jovem camisa 7 busca seguir os passos do pai, principalmente depois de assinar com o clube em fevereiro deste ano.
Como havia holofotes em cima dele pelo histórico familiar, não demorou para que surgissem vídeos flagrando alguns de seus lances, que foram publicados nas redes sociais pelos espanhóis. O pai do garoto não havia se manifestado até a publicação da reportagem.
Dentre os momentos captados, notam-se jogadas pela lateral, onde o garoto arriscou alguns dribles e mostrou bom controle de bola, junto à confiança para fazer passes cruzados. Além disso, também mostrou versatilidade, já que, no decorrer da partida, atuou nos dois lados do campo.
A chegada de João à base do Barcelona é recente. O brasileiro ficou quatro anos no Cruzeiro até fevereiro desta temporada, quando recebeu uma proposta dos espanhóis, intermediada por Ronaldinho, para testes. Deu certo e ele acertou sua transferência após ter sido aprovado. Na época da contratação, o presidente do clube, Joan Laporta, disse que era uma "continuação" da saga do craque brasileiro.