Previsto para começar no dia 11 de junho, o Estadual de Futsal da Série Bronze já tem seus cinco grupos definidos pela Federação Gaúcha (FGFS). Os jogos se estenderão até o mês de novembro, com os quatro melhores subindo para a Série Prata em 2024.
No Grupo A, estão equipes do sul do Estado: Santa Vitória Chuí (Chuí/Santa Vitória do Palmar), Cerrito Futsal (Cerrito), Aliança (Jaguarão), Jaguarão Futsal (Jaguarão), Canguçu Futsal (Canguçu) e Kastilho City (Pelotas).
No Grupo B, times da região metropolitana: Vamo Dale (Porto Alegre), Bela Vista (Montenegro), Campo Bom Futsal (Campo Bom), Peñarol Sentinela (Sentinela do Sul) e Náufragos (Imbé/Tramandaí).
No C, equipes das regiões da serra e norte do Estado: Trovão Verde (Farroupilha), Locomotiva (Serafina Corrêa), Milan (Ibirubá) e Júnior (Passo Fundo).
Na D, times da região Central: Chelsea (Faxinal do Soturno), SER Cacequi (Cacequi), Arroio do Tigre (Arroio do Tigre) e Promorar (Caçapava do Sul).
E na Chave E, equipes do Noroeste e da Fronteira Oeste: CMD Nova Esperança (Nova Esperança do Sul), Ijuí Futsal (Ijuí), SER Capão do Cipó (Capão do Cipó) e CMD Itacurubi (Itacurubi).
Na primeira fase, os times se enfrentam em turno e returno dentro dos grupos. Passam de fase os quatro primeiros do Grupo A e os três primeiros das demais chaves. A partir daí, os 16 classificados iniciam confrontos de mata-mata até a final (oitavas, quartas, semis e finais). Quem chegar à semifinal, subirá para a Série Prata no ano que vem.