Depois do 2 a 2 na primeira fase, Brasil e Equador voltaram a se enfrentar nesta segunda-feira (17), pelo hexagonal final do Sul-Americano sub-17. Mais uma vez, os brasileiros tiveram dificuldades contra os donos da casa, que chegaram a abrir 2 a 0 no placar, mas conseguiram o empate. Com o placar igual no Estádio Olímpico Atahualpa, a seleção brasileira está garantida no Mundial sub-17 com duas rodadas de antecedência.
Equador e Argentina também confirmaram presença na principal competição da categoria. Isso porque Venezuela e Paraguai se enfrentam na próxima rodada. Desta forma, apenas uma delas pode alcançar o trio que lidera o torneio. O Chile já está eliminado.
Empurrado pela torcida, os equatorianos saíram na frente aos 23 minutos do primeiro tempo com Arroyo, que fez bela joga pela ponta esquerda, invadiu a área e marcou. Aos 38, Arroyo anotou o segundo. Depois de passar por Chermont, finalizou com categoria, vencendo o goleiro Phillipe Gabriel.
A reação brasileira contou com uma ajuda do adversário. Aos 45, Rayan avançou pela direita e cruzou. O goleiro Loor desviou, e o zagueiro Collahuazo fez contra. Na etapa final, Kauã Elias confirmou a classificação com oportunismo, ao marcar de cabeça após cobrança de escanteio.
Nas duas últimas rodadas, o Brasil vai em busca do título. Na quinta-feira (20), pega o Chile, e o clássico com a Argentina ocorrerá no domingo (23).