O piloto holandês Max Verstappen marcou neste sábado (4) a pole position para o Grande Prêmio do Bahrein, primeira corrida da temporada 2023 da Fórmula 1, à frente de seu companheiro de Red Bull Racing, o mexicano Sergio Perez.
As duas Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr. vão largar na segunda fila do grid, no circuito de Sakhir, enquanto o espanhol Fernando Aonso (Aston Martin) completa o 'Top 5' do treino de classificação.
— Eles são realmente rápidos — admitiu Sainz sobre os pilotos da Red Bull, que serão os favoritos para a corrida de domingo.
Leclerc foi o vencedor do GP do Bahrein no ano passado e acredita que pode repetir a vitória. a Red Bull não vence em Sakhir desde 2013, com o alemão Sebastian Vettel.
— Acho que estávamos na luta pela 'pole. Conseguimos encontrar um bom ritmo para a volta de classificação, o que é ótimo, mas temos que lembrar que na corrida parece que estamos um pouco atrás da Red Bull— disse o monegasco.
Verstappen, na Fórmula 1 desde 2015, nunca conseguiu vencer o primeiro GP de uma temporada e tampouco venceu no Bahrein.
A Ferrari parece ser a principal rival este ano para a Red Bull, embora Alonso e a Aston Martin apareçam com adversários a serem levados em conta.
O veterano espanhol de 41 anos dominou os treinos livres no circuito de Sakhir, depois de ter passado uma boa impressão nos testes de pré-temporada, realizados na mesma pista.
— É um resultado incrível. Ser o quinto na luta com a Ferrari e a Mercedes era impensável há oito meses— comemorou o experiente espanhol.
"Poderia ser pior"
Os pilotos britânicos da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, ocuparão a sexta e sétima posições, respectivamente, à frente do canadense Lance Stroll (Aston Martin. O francês Esteban Ocon (Alpine) e o alemão Nico Hulkenberg (Haas) completam os dez primeiros postos do grid.
—O dia poderia ser pior— declarou Hamilton, que "espera" poder lutar "no grupo atrás da Red Bull".
— Tudo vai depender do nosso ritmo na corrida— analisou o piloto de 38 anos, que não parece ter condições de brigar por seu oitavo título na temporada.
Na sexta-feira, Hamilton já tinha se queixado do rendimento de sua Mercedes: "Estamos longe", declarou então.
O Q1, primeira sessão de classificação, foi interrompido brevemente depois das primeiras voltas devido à presença de detritos na pista, procedentes do carro de Leclerc. Durante a limpeza do traçado, a Ferrari do monegasco voltou para os boxes para ser reparada e retomar o treino sem problemas.
Os três novatos da temporada foram todos eliminados na primeira parte da classificação: o americano Logan Sargeant (Williams), que ficou em 16º; o australiano Oscar Piastri (McLaren), 18º; e o holandês Nyck de Vries (AlphaTauri), 19º.
Grid de largada do Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1:
Primeira fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
Segunda fila:
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
Terceira fila:
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
George Russell (GBR/Mercedes)
Quarta fila:
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
Quinta fila:
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
Sexta fila:
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
Sétima fila:
Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)
Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull)
Oitava fila:
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes)
Nona fila:
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
Décima fila:
Nyck de Vries (HOL/AlphaTauri-Red Bull)
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
* AFP