A etapa de Porto Alegre do STU (SKate Total Urbe) National entrará em cena na próxima semana, com os principais skatistas do país reunidos na megapista construída na Orla do Guaíba. Entre eles, a grande atração será Rayssa Leal, atual campeã do Mundial e Liga Mundial de sreet.
Mas antes de acompanhar a Fadinha, a capital gaúcha viverá, no domingo (12), um momento de emoção para os amantes do skate no Rio Grande do Sul, com a reabertura da tradicional pista do IAPI, na zona norte da cidade.
A pista do IAPI foi totalmente revitalizada e sua nova fase começará com o IAPI Legacy, evento criado para celebrar a volta de um dos redutos mais tradicionais da modalidade em Porto Alegre.
O conceito da reforma do IAPI estabeleceu o eixo central como espaço de intervenção, por ser a ligação entre as duas principais áreas: de um lado, o Skate Park, com seus quarter-pipes, spines e dinâmica de circulação feita através das rampas; do outro, o Skate Plaza, que simula a prática do skate nas ruas, com a utilização de elementos do mobiliário urbano e fluxo dado pelo embalo do próprio skatista.
— Este espaço é muito utilizado no dia a dia como área de convivência, pois os skatistas, além de ficarem na escada redonda, onde normalmente deixam seus pertences, também aquecem e praticam o game of skate no piso do entorno. O novo conjunto de obstáculos, que vem a substituir a rampa construída na reforma de 2010, tem o objetivo de dar maior funcionalidade ao espaço, criando um cenário urbano através da utilização de elementos presentes nas ruas, como meio-fio, hidrante e rampas de acessibilidade, somados a obstáculos como hubba e corrimão — diz Frederico Cheuiche, arquiteto da Spot Skateparks.
Cezar Gordo, um dos skatistas profissionais que respira o IAPI desde o seu surgimento, reforça a importância da construção da pista da orla do Guaíba, que novamente será palco de uma etapa do circuito brasileiro de skate. Mas vibra com o fato de o IAPI se manter vivo e ativo para que novos praticantes possam usufruir e se beneficiar do local, momento que ele mesmo bem presenciou há 22 anos e que passou a ser o seu propósito de vida.
— Com a inauguração do Skate Park da Orla em 2021 o público do IAPI passou por uma renovação natural e, hoje, uma parte significativa de frequentadores é composta por crianças que estão aprendendo a andar de skate. A importância de manter o IAPI disponível e com boa manutenção beneficia essa nova geração e também valoriza todo legado desse lugar histórico, que sempre será frequentado por grandes ídolos do skate nacional e internacional. Essa reforma é uma valorização da história e uma semente para a continuidade do skate porto alegrense — comemora.