Os principais lutadores do wrestling brasileiro disputam neste final de semana, o CBI Sênior — Copa Brasil Aline Silva —, no Ginásio do Centro Esportivo Mané Garrincha, em São Paulo. O torneio contará com 30 categorias etárias divididas igualmente nos três estilos olímpicos da modalidade: greco-romano, livre masculino e livre feminino. Os campeões nas 18 categorias olímpicas garantem vaga no Pan-Americano de wrestling, que acontece em maio na Argentina e é a última chance de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
A competição encerra a semana do Dia Internacional da Mulher e homenageia Aline Silva, única medalhista mundial brasileira entre homens e mulheres— prata em 2006 no Mundial Júnior na Guatemala e prata em 2014 no Mundial Sênior no Uzbequistão — duas vezes atleta olímpica (Rio 2016 e Tóquio 2020) e recordista nacional de medalhas em Jogos Pan-Americanos (prata em Guadalajara 2011 e Lima 2019 e bronze em Toronto 2015).
Aline Silva vai estar presente ao torneio e não esconde a alegria de receber a homenagem em vida.
— Penso muito sobre isso. Homenagens desse tipo, dar nome a um campeonato, ginásios, nome de rua acontecem normalmente pós-morte e tem haver com legado. Mas, quando você recebe essa homenagem em vida, dá um toque pessoal de gratidão, reconhecimento pela minha carreira em vida. É muito legal poder estar presente e poder ver isso acontecer — afirma Aline, atualmente vice-presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e fundadora do Projeto Mempodera, que utiliza o esporte para mudar vidas.
Neste sábado (11), serão disputadas apenas as 18 categorias olímpicas, seis em cada estilo. Nomes como Laís Nunes, Giullia Penalber, Thamires Machado, Gracyenne Helena, Joilson Júnior, Kenedy Pedrosa, Ronissão Brandão, Igor Queiroz, Giovanni Piazza e Guilherme Pradella, medalhistas nos Jogos Sul-Americanos de Assunção estão confirmados no torneio. O Canal Olímpico do Brasil anuncia a transmissão das finais a partir das 16h.
Simultaneamente ao CBI Sênior ocorrerá o Campeonato Brasileiro Sub-17 destinado aos atletas de 15 a 17 anos. O torneio vai classificar 15 categorias de peso, cinco em cada estilo, para o Pan U-17 de Wrestling que acontece de 22 a 25 de junho na Cidade do México.