O Chelsea eliminou o Lyon, atual campeão europeu, por 4 a 3 nos pênaltis (2 a 2 no placar agregado), e vai disputar uma das semifinais da Liga dos Campeões feminina contra o Barcelona.
O time londrino jogava mais tranquilo após a vitória por 1 a 0 na França até que a estrela norueguesa Ada Hegerberg, primeira Bola de Ouro feminina (2018), entrou em campo, dando mais poder ofensivo ao Lyon, que empatou com um gol da canadense Vanessa Gilles aos 32 do segundo tempo e ampliou por meio da alemã Sara Däbritz na prorrogação, aos 5 doa etapa final.
No entanto, com o tempo esgotado, a árbitra da partida apitou, com a ajuda do VAR, um pênalti após Lauren James ser derrubada na área e a também norueguesa Maren Mjelde converteu e diminuiu para 2-1 mandando a decisão para os pênaltis aos 23 da segunda etapa.
E nas penalidades máximas, a goleira alemã Ann-Katrin Berger apareceu para defender as cobranças de Wendy Renard e Lindsay Horan e garantir assim a classificação das londrinas.
O Chelsea dominou o Lyon no primeiro tempo e só a boa atuação da goleira chilena Christiane Endler evitou que o time inglês chegasse ao intervalo em vantagem, principalmente com duas grandes defesas em chutes da australiana Sam Kerr (15') e Lauren James (22').
Após o intervalo, a entrada de Hegerberg, que tenta recuperar a forma após várias semanas afastada devido a uma lesão, permitiu ao Lyon adiantar suas linhas em campo, embora a defesa londrina impedisse qualquer ação perigosa das francesas.
Até que Horan recuperou uma bola na ponta direita e seu cruzamento foi finalizado na primeira trave por Gilles para levar o duelo para a prorrogação aos 32 do segundo tempo.
No tempo extra, o Lyon continuou a dominar e encontrou o prêmio quando Däbritz, que também havia deixado o banco de reservas, aproveitou um cruzamento de Hegerberg para mandar a bola para o fundo da rede aos 5 do tempo final.
Quando tudo parecia decidido, o VAR entrou em ação para definir o último dos semifinalistas nas cobranças de pênalti. E o Chelsea foi mais eficiente.
Wolfsburg elimina PSG
Já o Wolfsburg eliminou o Paris Saint-Germain, com um empate (1-1) em que a equipe francesa não conseguiu superar o resultado adverso do jogo de ida na Alemanha (1-0) e vai enfrentar o Arsenal em outra semifinal da Liga dos Campeões feminina.
Alexandra Popp colocou as alemãs na frente aos 20 minutos e Kadidiatou Diani empatou para o PSG (30'), mas as francesas não conseguiram marcar o segundo gol que permitisse ao menos igualar o confronto.
A atacante do PSG havia balançado a rede aos 11 minutos, mas o gol foi anulado pelo VAR porque Diani partiu em posição de impedimento.
Pouco antes do intervalo e com o jogo empatado, Diani sofreu uma lesão na clavícula direita e não conseguiu continuar em campo.
Na segunda etapa o jogo se abriu, com o PSG tentando igualar o confronto e o Wolfsburg buscando garantir a classificação. As duas equipes tiveram chances claras de marcar gols, mas o placar não se mexeu mais.
No entanto, as melhores chances foram das anfitriãs, que acertaram a trave três vezes e viram Onema Grace Geyoro defender um chute perigoso de Popp em cima da linha.
O Wolfsburg enfrentará em uma das semifinais o Arsenal, que eliminou o Bayern de Munique na quarta-feira.
* AFP