O Flamengo venceu o Al Ahly do Egito por 4 a 2 neste sábado, em Tânger (Marrocos), e terminou o Mundial de Clubes na terceira colocação.
Apesar de ter sido dominado em alguns momentos da partida pelo vice-campeão africano, que até a metade do segundo tempo vencia por 2 a 1, o rubro-negro conseguiu se impor na reta final e definir a vitória.
Gabigol (11' e 84', ambos de pênalti) e Pedro (77' e 91'+1) marcaram para o Flamengo, enquanto o Al Ahly balançou as redes com Ahmed Abdelkader (38' e 60').
Os egípcios ainda desperdiçaram um pênalti quando o jogo estava empatado em 1 a 1, no início do segundo tempo, com o goleiro Santos defendendo no canto direito a cobrança de Ali Maâloul (58').
- Mudança de sede -
O Al Ahly mostrou novamente que é uma equipe de bom nível, mas os pênaltis contra e a expulsão de Khaled Abdelfattah (69') facilitaram as coisas para o time brasileiro, que acabou goleando no estádio Ibn Batouta.
A Fifa tinha mudado na quinta-feira o local da disputa do terceiro lugar, previsto a princípio para Rabat como uma preliminar da final entre Real Madrid e Al Hilal, com o objetivo de preservar o gramado.
Com apenas 48 horas de margem, muitos torcedores do Flamengo optaram por ficar em Rabat para assistir à decisão.
- Jogo com duas viradas -
No primeiro tempo, o Al Ahly deu pouco espaço, mas a equipe carioca saiu na frente com Gabigol de pênalti, assinalado pelo juiz com o auxílio do VAR, após Varela ser derrubado na área.
O Flamengo quase fez o segundo em uma jogada de contra-ataque com De Arrascaeta cruzando da direita para Pedro cabecear e o goleiro Mohamed Elshenawy espalmar. No rebote, Gabigol bateu por cima (26').
Ainda antes do intervalo, os africanos chegaram ao empate. Em cobrança de escanteio pela esquerda, Abdelkader se antecipou a Fabrício Bruno e marcou de cabeça.
No segundo tempo, o Al Ahly continuou pressionando e chegou à virada com mais um de Abdelkader, que fez fila na entrada da área e bateu no canto de Santos.
Mas a 20 minutos do fim, o Flamengo não desperdiçou um presente do goleiro egípcio, que saiu mal pelo alto e deixou a bola nos pés de Pedro, que bateu para o gol vazio e empatou.
Logo depois, outro pênalti a favor do rubro-negro, que Gabigol converteu para recolocar os cariocas à frente no placar.
Nos minutos finais, De Arrascaeta balançou as redes, mas teve o gol anulado por impedimento. Em seguida, Pedro fez o quarto do Flamengo para dar números finais à partida.
Com o terceiro lugar no torneio, o clube brasileiro receberá US$ 2,5 milhões (R$ 13 milhões).
* AFP