O Benfica anunciou, nesta quarta-feira (1º) a venda do volante argentino Enzo Fernández, ao Chelsea por 121 milhões de euros, valor recorde para uma transferência na Premier League. O jogador campeão do mundo pela albiceleste assinou com o time londrino até 2031.
O recorde anterior era do Manchester City pela contratação de Jack Grealish por 115 milhões de euros há um ano e meio. Segundo a imprensa, a transferência de Enzo Fernández eleva o valor investido pelos "Blues" nesta janela de inverno para mais de 300 milhões de euros.
Trata-se de um lucro enorme para o Benfica, que gastou dez vezes menos em agosto passado para contratá-lo junto ao River Plate. O clube argentino ainda tinha um percentual do jogador e ficará com 20 milhões de euros pela venda ao Chelsea. Enzo Fernández havia se destacado nos primeiros meses de Europa, mas estourou aos olhos do mundo na campanha do título da Argentina no Catar. Ele acabou eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo.
O Chelsea já havia gastado 100 milhões de euros, incluindo bônus, para contar com o ucraniano Mykhailo Mudryk, do Shakhtar Donetsk, e 40 milhões de euros pelo francês Benoît Badiashile.
A esta soma se juntam os mais de 300 milhões de euros já gastos neste verão para trazer, entre outros, o francês Wesley Fofana, do Leicester, Marco Cucurella, do Brighton, e Raheem Sterling, do Manchester City.
Por outro lado o Chelsea obteve menos de cerca de 60 milhões de euros das vendas acumuladas de Timo Werner ao RB Leipzig, Emerson ao West Ham e Billy Gilmour ao Brighton no verão, assim como Jorginho ao Arsenal nos últimos dias da janela de transferências de inverno.