O dia para as tenistas brasileiras no WYA 500 de Adelaide foi de boas e más notícias. Luisa Stefani venceu mais uma e avançou à final na chave de duplas, enquanto Bia Haddad Maia foi eliminada nas quartas de final na chave de simples, na competição australiana.
Luisa e a americana Taylor Townsend derrotaram nesta quinta-feira (12) as tchecas Miriam Kolodziejova e Marketa Vondrousova por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. Em busca do primeiro título da temporada 2023, a paulista vai encarar a russa Anastasia Pavlyuchenkova e a cazaque Elena Rybakina.
— Jogamos super bem, nosso melhor jogo até agora. Muito consistentes o jogo inteiro, sacamos bem, devolvemos bem, voleamos bem. Jogo bem limpo e muito feliz de ir para mais uma final, principalmente nesse começo de temporada — garantiu a ex-número 9 do ranking de duplas.
Na sexta, Luisa vai disputar sua quarta final desde que voltou ao circuito, em setembro de 2022, após um ano afastada por lesão. A brasileira foi campeã das três decisões em que esteve em quadra, em Chennai (Índia), Guadalajara (México) e em Montevidéu (Uruguai).
Bia é superada por Badosa
Bia Haddad, por sua vez, se despediu da competição. A brasileira, que havia sido eliminada justamente por Luisa na chave de duplas, caiu agora em simples, nas quartas de final, apesar da boa atuação contra a espanhola Paula Badosa. A ex-número dois do mundo venceu por 7/6 (7/5) e 7/5.
O gaúcho Rafael Matos também se despediu de Adelaide, nesta quinta. Nas duplas, ele e o espanhol David Vega não resistiram ao croata Ivan Dodig e ao americano Austin Krajicek, ambos com larga experiência no circuito, e foram derrotados por 6/3 e 6/4.
Pigossi cai no quali do Aberto da Austrália
Última brasileira ainda na disputa do qualifying do Aberto da Austrália, Laura Pigossi foi derrotada, de virada, nesta quinta. Ela foi superada pela holandesa Arianne Hartono por 3/6, 6/2 e 6/4 e se ficou a uma vitória de ingressar na chave principal em Melbourne pela primeira vez na carreira.
Antes, outros brasileiros já haviam sido eliminados no quali, caso dos irmãos Felipe e Carolina Meligeni e Matheus Pucinelli. Assim, o Brasil será representado apenas por Bia Haddad e Thiago Monteiro na chave principal de simples.
Chaves do Aberto da Austrália são conhecidas
Nesta quinta, os dois conheceram seus primeiros adversários no primeiro Grand Slam do ano. Monteiro, atual 69º do mundo, vai estrear contra o francês Constant Lestienne, 65º do ranking. Se confirmar a boa fase, o brasileiro poderá cruzar com o britânico Cameron Norrie, um dos destaques da nova geração, na segunda rodada.
Bia, por sua vez, vai enfrentar a espanhola Nuria Parrizas, atual 77ª do mundo, na rodada de abertura. Se vencer, a 15º do ranking da WTA poderá rever a americana Sloane Stephens, campeã do US Open de 2017 e ex-número 3 do mundo - a brasileira venceu a rival dos Estados Unidos em 2019.