O veterano francês Richard Gasquet, 36 anos, viveu neste sábado (14) um dia de fortes emoções. Ex-número 7 do ranking mundial (julho de 2007), ele voltou a vencer um torneio no circuito da ATP depois de um jejum de quatro anos e meio. Na final do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia, ele derrotou o britânico Cameron Norrie, de virada, parciais de 4/6, 6/4 e 6/4, após 2h27 min de partida em que o rival chegou a liderar o set decisivo em 4-1.
Este foi o 16º título da carreira de Gasquet, que não triunfava no circuito desde junho de 2018, quando se impôs no 250 de 's-Hertogenbosch, na Holanda. O francês ainda se tornou o tenista de maior idade a vencer o torneio. Com o título, ele irá ganhar 25 posições e passará a ocupar o 42º lugar na classificação da ATP, a ser atualizada na segunda-feira.
— É um título incrível pra mim, especialmente na minha idade. Não pensei que fosse vencer novamente. A última vez que ganhei foi em 2018. Faço 37 anos este ano, então quando cheguei aqui na semana passada, se você me dissesse que neste sábado eu seria campeão aqui, eu não acreditaria. É incrível, especialmente depois de ficar atrás no terceiro set. Foi uma partida incrível para mim — disse o francês em sua entrevista coletiva.
Croatas confirmam favoritismo nas duplas
Principais candidatos ao título da chave de duplas, os croatas Nikola Mektić e Mate Pavić derrotaram os americanos Nathaniel Lammons e Jackson Withrow por 2 a 1, parciais de 6/4, 6/7 (5) e 10-6, em 1h31min de jogo e confirmaram o favoritismo.
Atuando juntos há duas temporadas, os croatas somam 15 conquistas em 22 decisões disputadas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e o título em Wombledon em 2021.