A gaúcha Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União, foi o grande nome das provas de 5 km e 10 km da etapa de Inema, na Bahia, que encerrou a temporada do Campeonato Brasileiro de águas abertas.
No sábado, a nadadora de 26 anos ganhou os 10 km em 2h09min46seg e superou a italiana Rachele Bruni, vice-campeã olímpica nos Jogos Rio-2016, que fez 2h10min25seg e que também representou o União, assim como Júlia Pereira, que completou a disputa com o tempo de 2h15min30seg.
Já neste domingo (4), Viviane venceu os 5 km em 1h02min05seg e novamente teve duas colegas de clube no pódio. A segunda posição foi da argentina Candela Giordano, que chegou 18 segundos depois, e o terceiro lugar foi de Júlia Pereira, com 1h04min37seg.
No masculino, Henrique Figueirinha (Associação Desportiva Atletas do Futuro-MA) levou a melhor nos 10 km, com Gabriel Arteiro (Fluminense) e Alexandre Finco (Minas Tênis Clube) em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Os 5km foram vencidos pelo venezuelano Ronaldo Zambrano (Yacht Club da Bahia) foi o campeão. A prata foi para o equatoriano David Farinango Berru e por Henrique Figueirinha.