Em poucas horas, o corpo do Rei Pelé voltará à Vila Belmiro. O funeral do craque brasileiro será realizado no estádio, e já teve detalhes divulgados pelo Santos.
O primeiro ponto destacado é que é impossível prever quantas pessoas frequentarão o local entre segunda e terça-feira. Os fãs também terão acesso permitido, para dar adeus ao tricampeão mundial.
De acordo com a logística divulgada, o público em geral utilizará os portões 2 e 3 para peregrinar em fila contínua, sem previsão de pausa, passando por trás das goleiras e pela linha lateral, com distância entre 10 e 15 metros do caixão de Pelé.
Na tenda principal estarão familiares, ídolos eternos do clube e eventuais autoridades que compareçam à despedida. Não há uma lista prévia, mas a TV Globo tem a informação de que o ex-presidente norte-americano Barack Obama pretende comparecer.
Também há uma movimentação de atletas de todo o mundo que podem fazer o deslocamento da Europa rumo ao litoral paulista. Em paralelo, antigos companheiros e atletas de renome também devem passar em algum momento nas 24 horas do velório. Para eles, uma tenda auxiliar será destinada.
Por enquanto, não há confirmações referentes aos governantes brasileiros. Há expectativa, inclusive, sobre a presença do presidente Lula, que tomará posse em Brasília neste domingo (1°). Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente entre 1994 e 2002, que tinha boa relação com Pelé, também é esperado.
O ingresso "vip" à Vila Belmiro ocorrerá pelo portão 10. O acesso é conhecido como salão de mármore. O elenco do Santos, que realiza pré-temporada, também estará presente.
Quatro ruas estarão interditadas para veículos nos arredores do estádio. A medida visa facilitar a circulação de pessoas no entorno da "casa do Rei".
Após o velório, que acabará às 10h de terça-feira, será iniciado o cortejo. As vias percorridas englobam os canais 6, 2, orla da cidade e retorno até o canal 1, quando chegará ao Memorial Necrópole Ecumênica para o sepultamento. A previsão é que a cerimônia final aconteça pelo meio-dia.
Todo o esquema de segurança e montagem teve a autorização da família. A preparação ocorreu antes do Natal, quando o quadro de saúde do ídolo mundial piorou, mas foi desativado por solicitação do clube, já que estava prejudicando o gramado do estádio. Não houve dificuldade na nova montagem, realizada nos últimos dias.