As principais competições de clubes do planeta pararam para a preparação e disputa da Copa do Mundo do Catar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro deste ano. Agora, os campeonatos estão prestes a voltar à ativa nestes últimos dias de 2022.
A maioria dos torneios estão na metade, tanto os de sistema por pontos corridos, que caminham para o fechamento dos primeiros turnos, como os de formato eliminatórios posterior à fase de grupos.
Relembre como estavam as ligas europeias antes da paralisação para o Mundial e quando as competições retomam o calendário de jogos:
Champions League
Principal competição do continente, a Champions League retornará a partir do dia 14 de fevereiro de 2023 com os confrontos de oitavas de final já definidos. Clubes tradicionais como Juventus, Atlético de Madrid e Barcelona vacilaram e caíram ainda na fase de grupos.
Os duelos das oitavas serão:
- RB Leipzig x Manchester City
- Club Brugge x Benfica
- Liverpool x Real Madrid
- Milan x Tottenham
- Eintracht Frankfurt x Napoli
- Borussia Dortmund x Chelsea
- Internazionale x Porto
- PSG x Bayern de Munique
Salah, do Liverpool, e Mbappé, do PSG, são os artilheiros da competição até aqui, com sete gols cada.
Europa League
Retorna a partir do dia 16 de fevereiro. Arsenal, da Inglaterra, Real Sociedad e Betis, da Espanha, Fenerbahçe, da Turquia, Ferencváros, da Hungria, Feyenoord, da Holanda, Freiburg, da Alemanha, e Union Saint-Gilloise, da Bélgica, foram líderes de seus grupos e, assim, já estão classificados às oitavas de final. Mas antes disso, oito confrontos definirão quem avançam.
A competição reservou grandes clubes na segunda fase e um duelo chama atenção: Barcelona x Manchester United. Finalistas da Champions League há 11 anos, os dois buscam retomar os anos de glória na principal competição de clubes da Europa.
Os confrontos da segunda fase serão:
- Barcelona x Manchester United
- Juventus x Nantes
- Sporting x Midtjylland
- Shakhtar Donetsk x Rennes
- Ajax x Union Berlim
- Bayer Leverkusen x Monaco
- Sevilla x PSV
- Salzburg x Roma
Conference League
Terceira principal competição europeia, a Liga Conferência está em sua segunda edição. A Roma, do técnico José Mourinho, foi campeã da primeira. AZ Alkmaar, da Holanda, Djurgarden, da Suécia, Sivasspor e Istanbul Basaksehir, da Turquia, Nice, da França, Slovan Bratislava, da Eslováquia, West Ham, da Inglaterra, e Villarreal, da Espanha, já estão nas oitavas de final.
Oito confrontos serão realizados na segunda fase para definir quem avança
- Qarabag x Gent
- Trabzonspor x Basel
- Lazio x Cluj, Bodo/Glimt x Lech Polzan
- Braga x Fiorentina
- AEK Athenas x Dnipro
- Sheriff Tiraspol x Partizan
- Ludogorets x Anderlecht.
Premier League
A primeira grande liga europeia a retornar com as partidas é o Campeonato Inglês. Já nesta segunda-feira (26), sete jogos iniciam a 17ª rodada. O Arsenal surpreendeu nesta temporada e lidera a tabela, com 37 pontos, cinco a mais que o Manchester City.
O time londrino precisará superar o desfalque do seu camisa 9. Gabriel Jesus sofreu uma lesão no joelho direito durante a Copa do Mundo e será baixa importante na equipe. O Arsenal cogita o empréstimo do português João Félix, do Atlético de Madrid, para suprir a ausência.
O City terá o descansado Erling Haaland, que não disputou a Copa com a Noruega, para buscar mais um título inglês. A principal surpresa da competição até aqui é o "novo bilionário" Newcastle, que está na terceira posição e só dois pontos atrás do time de Guardiola. Liverpool e Chelsea vacilaram no primeiro turno e ocupam apenas a sexta e oitava posições, respectivamente.
La Liga
O Campeonato Espanhol tem, novamente, uma briga particular pelo título entre Barcelona e Real Madrid. A equipe do técnico Xavi está na primeira posição, com 37 pontos, sendo 12 vitórias, um empate e uma derrota. Mas o time merengue vem logo atrás, com dois pontos a menos. O Sevilla é uma das decepções da temporada e ocupa a antepenúltima posição.
A liga espanhola retorna no dia 29 de dezembro, quinta-feira. O Real visita o Valladolid, na sexta (30), e o Barcelona terá pela frente o clássico catalão com o Espanyol no sábado (31).
Serie A
O Napoli faz uma campanha excelente nesta temporada do Campeonato Italiano. São 13 vitórias e só dois empates em 15 rodadas. A equipe napolitana lidera de forma invicta, com 41 pontos, oito a mais que o vice e atual campeão Milan. A Juventus tem 31 pontos, seguida de Lazio e Internazionale, ambos com 30.
O nigeriano Victor Osimhen é o artilheiro da competição, com nove gols até aqui. A liga italiana só retorna no dia 4 de janeiro. O principal jogo da rodada 16 será entre Inter e Napoli, em Milão.
Ligue 1
O PSG teve dois dos seus principais jogadores sendo decisivos na final da Copa do Mundo do Catar. De um lado, o artilheiro do Mundial, Kylian Mbappé, que teve atuação brilhante, e do outro Lionel Messi, eleito melhor jogador da Copa. Com o acréscimo de Neymar, o clube francês retorna forte na briga por mais um título nacional.
Invicta, a equipe parisiense tem 41 pontos e ocupa a primeira posição do Campeonato Francês. O Lens está na vice-liderança com 36. A liga volta na próxima quarta-feira (28). O PSG receberá o vice-lanterna Strasbourg.
Bundesliga
O Bayern de Munique cumpriu as expectativas do início da temporada e lidera o Campeonato Alemão. São 34 pontos somados, quatro a mais que o Freiburg, que ocupa a segunda posição. A equipe bávara perdeu o goleiro Manuel Neuer, que quebrou a perna direita esquiando nas férias e será baixa importante.
O jovem Musiala, destaque na Copa, segue um dos principais nomes do time mesmo aos 19 anos. O artilheiro do Alemão é o francês Nkunku, que perdeu o Mundial por lesão, com 12 gols. A liga alemã retorna no dia 20 de janeiro.
Primeira Liga
O Benfica, do técnico alemão Roger Schmidt, vive grande temporada. Classificado às oitavas de final da Champions League, o clube vermelho de Lisboa tem 37 pontos no Campeonato Português, oito a mais que o vice Porto.
A vantagem confortável na tabela é reflexo do ótimo trabalho da equipe benfiquista, que tem 12 vitórias, um empate e ainda não perdeu. Um dos destaques do time é o meio-campista Enzo Fernández, destaque com a Argentina na Copa do Catar e disputado pelos principais clubes da Inglaterra. A liga portuguesa volta na quarta-feira (28).