Prestes a completar um mês de internação, Pelé apresenta quadro de saúde delicado. O ex-jogador, de 82 anos, deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de novembro. Desde a última quarta-feira (21), não há informações oficiais sobre a situação nem previsão da publicação de novo informativo. Nos últimos dias, a família se manifestou nas redes sociais, mas sem divulgar imagens do Rei do Futebol.
Pelé realiza tratamento de um câncer de colón. Desde que foi internado, teve diagnosticada uma infecção respiratória. Também foi constatada, de acordo com os médicos que o acompanham, uma progressão da doença oncológica. Ele também trata disfunções renal e cardíaca. O ex-atleta, segundo a Folha de S. Paulo, está sob cuidados paliativos.
O último boletim médico informou que "Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica".
A doença foi diagnosticada no fim de agosto de 2021. Dias depois, ele passou por cirurgia para retirada do tumor no colón. Em fevereiro, ele voltou a ser internado, desta vez para tratar uma infecção urinária. Seis meses depois, passou por mais uma etapa do tratamento em outro período que ficou no hospital. No início de 2022 foi diagnosticado com metástases no intestino, pulmão e fígado.
O que é progressão da doença oncológica
O termo utilizado pelo Hospital Albert Einstein para relatar o quadro de Pelé significa que o tratamento não está surtindo efeito e o câncer está crescendo em comparação com o início do tratamento.
O que são cuidados paliativos
Os cuidados paliativos são as medidas tomadas pela equipe médica para melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento do paciente. As ações variam conforme os sintomas e os prognósticos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) devido os cuidados paliativos como a "assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos espirituais".
Como foram os últimos dias
As últimas informações sobre o Pelé foram publicadas nas redes sociais. As postagens, entretanto, apresentam apenas imagem dos familiares. Marcia Aoki, esposa do ex-jogador, filhos e netos se revezam no hospital nos últimos dias.
Kelly Nascimento, filha de Pelé, é uma das mais ativas nas redes sociais. Na noite de Natal, ela publicou um texto agradecendo pelo apoio que a família tem recebido da equipe do hospital e do público em geral.
"Temos sempre muito a agradecer, mesmo passando natal no hospital temos consciência do privilégio que é estar num hospital como @hosp_einstein. De ver nosso pai ser tratado por esses profissionais, super competentes e extremamente carinhosos.
Não passa um momento que nos esquecemos desse privilégio.
Mesmo na tristeza temos só que agradecer. Agradecer por estar juntos, agradecer pelo carinho de todos vocês, agradecer por poder estar aqui agora com ele.
Feliz Natal. Muita saúde, muito amor, muita alegria, muita gargalhadas e muita paixão, hoje e sempre, para todos vocês.
Mais uma noite juntinhos com ele."
O último boletim médico
Confira a íntegra do último boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, publicado em 21 de dezembro.
"Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica."