A primeira fase do Intel Extreme Masters Major do Rio terminou na última quinta-feira (3). Foram três confrontos para decidir os últimos três classificados para o Legends Stage, segunda fase do torneio. A Vitality, a Cloud9 e a Fnatic venceram e avançaram. Já a 9z Team, equipe sul-americana, acabou eliminada do torneio.
Sem brasileiros jogando, a torcida escolheu a dedo para quem torceria. No começo do dia, no primeiro jogo, todas as atenções estavam para a Vitality, equipe que tem Zywoo como principal destaque. O jogador francês recebeu o carinho dos presentes e todo o apoio para vencer a OG. E deu resultado. A equipe triunfou na série melhor de três por 2 a 1.
Na segunda partida, os brasileiros torceram para a Gamer Legion, equipe que foi derrotada pela na Furia, na última quarta-feira (2). O jogo era contra a Cloud9, que eliminou a Imperial, time brasileiro que tinha a maior torcida no Major, por ter Gabriel “Fallen” Toledo como capitão. No fim, deu Cloud9 com tranquilidade. Vitória por 2 a 0.
O último jogo da primeira fase do Major tinha a 9z Team em busca da classificação. Os sul-americanos enfrentaram a tradicional Fnatic tendo toda a torcida ao seu lado. Inclusive de Fallen e Ricardo “Boltz” Prass, jogadores da Imperial, que apareceram nas arquibancadas do Riocentro para acompanhar o último dia da primeira fase do evento.
Mesmo com todo apoio, a 9z não conseguiu vencer e acabou eliminada. A Fnatic aplicou 2 a 0 nos sul-americanos e avançou para o Legends Stage. Com isso, além de ser a única equipe brasileira no evento, a Furia também é a única sul-americana.
Com as eliminações de Imperial, Zero Zero Nation, 9z Team e Evil Geniuses, quem também perdeu foi o cenário de Counter-Strike das Américas. Para o próximo Major, que será realizado em Paris, em maio de 2023, o continente terá apenas cinco vagas e não mais seis como foi neste ano.
Lembrando que a Liquid, equipe da América do Norte, começa a disputar o Major do Rio nesta segunda fase, já que foi a melhor colocada no Road to Rio, torneio classificatório para o Mundial.