Ginásio Schmittão lotado. Oito gols. O último saiu quando faltavam 24 segundos para zerar o cronômetro. Uruguaianense e Assoeva fizeram um grande jogo pelas oitavas de final da Série A do Gauchão de futsal. A partida em Uruguaiana foi a primeira entre as duas equipes que voltam a se enfrentar no domingo que vem, dia 23, em Venâncio Aires.
Com dois tempos distintos, os donos da casa dominaram a etapa inicial e abriram 2 a 0, gols de Duh Moura e Gregory. No finalzinho, Léo Borges descontou. No segundo tempo, a Assoeva reagiu depois de levar um gol logo no início: o terceiro dos donos da casa foi marcado por Vagner.
Depois disso, o jogo ficou paralisado por cerca de 20 minutos, até que a ambulância, que havia deixado o ginásio para um atendimento com o goleiro Kelvin, retornasse e a partida prosseguisse. Com bola rolando, Romarinho descontou e Mateus Lima deixou tudo igual.
Empurrado pela torcida, a Associação Uruguainense pulou a frente do placar outra vez, agora com Jézin. Mas quando faltavam 24 segundos para terminar o confronto, Léo Borges fez bela jogada individual e deu assistência para o experiente Valdin, 43 anos, empatar de novo: final 4 a 4.
O jogo da volta será realizado no próximo domingo (23), às 11h, no Poliesportivo, em Venâncio Aires. Quem vencer no tempo normal fica com a vaga nas quartas de final. Em caso de um novo empate, a partida segue para prorrogação e persistindo a igualdade no tempo extra, o classificado será definido nos pênaltis.
Série C
Foram conhecidos neste sábado, os primeiros classificados às semifinais das conferências. Na Leste, Agudo fez 4 a 0 no SJ Nova Geração, de São José dos Ausentes, e se classificou. O União Parobé venceu Caçapava por 4 a 1 e também avançou. Em Canguçu, classificação nos pênaltis da Asserc, de Bagé, sobre o Cruzeiro depois de um 2 a 2 no tempo normal e mais 1 a 1 na prorrogação.
Nas penalidades, os visitantes venceram por 5 a 4. A última vaga na semifinal está entre Nova Hartz e BR Futsal. Os pelotenses venceram fora de casa por 9 a 4 e agora só precisam empatar, em casa, dia 22, para avançarem.
Oeste
No outro lado do Estado, Entre-Ijuís ficou no empate em casa com Palmitinhense, em 2 a 2, e se classificou. O Lokomotiv, de Palmeira das Missões, passou no drama. Levou 7 a 1 do ECA, em Arvorezinha, no tempo normal. Segurou o empate na prorrogação em 1 a 1 e depois fez 9 a 8 nos pênaltis.
A partida entre Atlec e Asaf não terminou. Em Três Passos, o time da casa vencia por 2 a 0 quando houve uma confusão entre torcedores da Atlec, dona da casa, e o banco de reservas do time de Campos Borges. A Asaf se retirou da quadra e decidiu não voltar para o restante da partida. O Tribunal da Liga Gaúcha (LGF) deve julgar o caso e tomar uma medida para apurar o classificado.
A última vaga é do Cerro Largo que já eliminou a Associação Erechinense, em confrontos realizados nos dias 1º e 8 de outubro.