As eleições deste ano tiveram ex-atletas, dirigentes, técnicos em atividade e torcedores famosos disputando o pleito. No Rio Grande do Sul, não foi diferente. No entanto, dos principais nomes que buscaram uma vaga pública, a maioria deles não conseguiu se eleger.
A deputado federal, pelo menos três nomes tentaram uma vaga no Congresso Nacional, mas apenas um deles teve êxito. Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, fez 97.824 votos e foi reeleito, representando o PSD em Brasília. Também ex-goleiro, mas do Inter, Preto (Podemos) fez apenas 2.201 votos e não conseguiu se eleger. A mesma situação passada por Douglas, ex-camisa 10 do Grêmio e que concorria pelo União Brasil. O "Maestro Pifador", fez 35.538 votos, mas ficou de fora. "Uh", Fabiano (PDSB), ex-atacante do Inter, também não conseguiu se eleger. Fez 2.139 votos.
Para deputado estadual, o nome mais conhecido foi o de João Derly (Republicanos). O ex-judoca e campeão mundial já foi vereador e deputado federal, mas nas últimas eleições vem batendo na trave (o que aconteceu mais uma vez). Ele fez 14.125 votos e ficou como suplente. Para o mesmo cargo, Adriano Chuva (PSD), ex-atacante do Grêmio, fez 1.400 votos e não foi eleito. Mesma situação do ex-goleiro Marcelo Pitol, que fez 5.343 votos, concorrendo pelo União Brasil.
Torcedor símbolo do Grêmio, o Gaúcho da Geral se reelegeu pela segunda eleição seguida a deputado estadual. Representando o PSD, ele fez 32.717 votos e conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa.
A nível nacional, o campeão da Copa do Mundo com a Seleção, Romário conseguiu a reeleição para o cargo de senador do Rio de Janeiro com 29,19% dos votos. Parceiro de Romário no ataque do tetra da seleção brasileira, Bebeto (PSD) não conseguiu se eleger como deputado federal do Rio de Janeiro, mesmo com 25 mil votos.
Deputado federal
- Danrlei (ex-goleiro do Grêmio)- PSD - reeleito com 97.824 dos votos
- Douglas Maestro Pifador (ex-meia do Grêmio) - União Brasil - 35.538 votos, mas não foi eleito
- Preto (ex-goleiro do Inter) - Podemos - 2.201 dos votos, mas não foi eleito
- Uh, Fabiano (ex-atacante do Inter) - PSDB - 2.139 votos dos votos, mas não foi eleito
Deputado Estadual
- Adriano Chuva (ex-atacante) - PSD - 1.400 votos, mas não conseguiu se eleger
- Gaúcho da Geral (torcedor símbolo do Grêmio) - PSD - eleito com 32.717 dos votos
- João Derli (ex-judoca) - Republicanos - 14.125 dos votos, mas não conseguiu se eleger
- Marcelo Pitol (ex-goleiro) - União Brasil - 5.343 dos votos, mas não conseguiu se eleger