A Seleção Brasileira Feminina se despediu da Copa do Mundo sub-17 nesta sexta-feira (21). A derrota para a Alemanha, pelo placar de 2 a 0, no Estádio DY Patil, em Nova Mumbai, decretou a eliminação nas quartas de final. Steiner e Krueger marcaram os gols da partida.
A escalação inicial da técnica Simone Jatobá contou com três atletas das Gurias Coloradas entre as titulares: a zagueira Guta, a volante Myka (que atuou na lateral direita) e a atacante Alice (jogando na lateral esquerda). A meio-campista Gabi Berchon, eleita a melhor em campo pela Fifa contra a Índia, ficou no banco.
Por conta de uma forte chuva na Índia, a partida começou com atraso de cerca de 30 minutos. Os primeiros lances foram de estudo entre os times e de poucas finalizações de perigo. O primeiro gol do jogo saiu de bola parada. Aos 22 minutos, em cobrança de falta dentro da grande área, Steiner venceu a marcação brasileira e conseguiu a conclusão de pé direito, abrindo o placar. As alemãs tiveram a oportunidade de ampliar, novamente com sua camisa 9. Steiner tentou de cobertura, mas o chute passou por cima do travessão de Leilane.
Aos 29 minutos, o Brasil balançou as redes. Em cobrança de escanteio, Alice disputou no alto com a defensora e conseguiu a conclusão para o gol. Mas o VAR acionou a árbitra por toque no braço da brasileira, e a irregularidade foi marcada.
Antes do apito final do primeiro tempo, as duas equipes tiveram chances claras. Depois do bate-rebate dentro da pequena área, Rebeca, de puxeta, mandou para o gol, mas o chute saiu fraco, sem perigo. A Alemanha, em cobrança de falta na entrada da grande área, teve o chute direto de Alber. A bola balançou as redes pelo lado de fora.
Na volta do intervalo, o Brasil apareceu criando mais chances. A conclusão mais perigosa foi protagonizada logo aos 7 minutos. A capitã Kedima arriscou da intermediária e a bola acertou o travessão. Foi apenas o primeiro indício de uma seleção que teve maior presença no ataque, mas pecava no último detalhe das finalizações.
A persistência em busca do gol de empate seguiu até os últimos minutos, mas o roteiro se repetiu assim como em outras participações. Já nos acréscimos, Krueger recebeu dentro da pequena área e mandou para o fundo das redes, decretando a classificação.
O Brasil se despede da Índia repetindo um histórico: a queda nas quartas de final. Em todas as seis participações, nunca conseguiu avançar para a semifinal. As melhores campanhas foram em 2010, 2012 e agora em 2022, novamente sendo eliminado pela Alemanha.