A dupla formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo americano Mackenzie McDonald conquistou o título da chave de duplas do ATP 500 de Tóquio neste domingo (9). Melo levou a melhor na final contra o gaúcho Rafael Matos, que joga ao lado do espanhol David Vega Hernandez. O jogo terminou 2 sets a 1 para os campeões, com parciais de 6/4, 3/6 e 10/4.
Este é o 36º título de Marcelo Melo no circuito mundial e o segundo do tenista no ATP 500 de Tóquio, torneio que o brasileiro havia vencido em 2015 jogando ao lado do sul-africano Raven Klaasen. O jogador de 39 anos não conquistava um troféu desde o ATP 500 de Viena, em 2020, e subirá três posições no ranking mundial da ATP, passando para a 40ª colocação.
— Estou muito feliz com a vitória. Não esperava pelo título por ser a primeira vez que jogo ao lado do Mc. Por outro lado, vínhamos jogando incrivelmente bem desde a primeira partida. Fizemos alguns jogos complicados, inclusive contra Rafa e Vega, que ganharam um título na semana passada — disse Marcelo Melo.
Este foi o primeiro título vencido por Mackenzie McDonald em sua carreira no circuito mundial. Matos e Vega vinham de conquista no ATP 250 de Sófia, na Bulgária. Esta foi a oitava final da dupla na temporada, e Rafael Matos também subirá no ranking, para a 33ª colocação.
—Nos outros três jogos, conseguimos jogar muito bem, todos na quadra coberta indoor por conta da chuva. Hoje (domingo), jogamos na quadra central e aberta, não conseguimos nos adaptar bem também por mérito deles, que jogaram bem. Sentimos um pouco a condição da quadra, mudou um pouquinho, dificultou nosso estilo de jogo, mas mérito total deles. De qualquer forma, bem contente com a final, queríamos muito ter ganho, mas final é bem positivo —disse Matos, que disputará o ATP 250 de Gijon, na Espanha, na próxima semana.
O ATP 500 de Tóquio ainda teve a final de simples na manhã deste domingo, vencida por Taylor Fritz por 2 sets a 0 diante de Frances Tiafoe. O duelo entre os americanos terminou com parciais de 7/6 (3) e 7/6 (2) a favor do atual número 11 do mundo.