O tenista gaúcho Rafael Matos está classificado para a final de duplas do ATP 500 de Tóquio, no Japão. Nesta sexta-feira (7), ele e o espanhol David Vega Hernández derrotaram os belgas Sander Gille e Joran Vliegen por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4, em 1h20 de partida.
No domingo (9) disputam título contra o mineiro Marcelo Melo e o americano Mackenzie McDonald, que nem entraram em quadra para disputar a outra semifinal. O australiano Nick Kyrgios, que forma parceria com o compatriota Thanasi Kokkinakis, abandonou torneio por conta de um problema no joelho esquerdo. A decisão está marcada para às 2h (de Brasília).
— Jogo bem duro, mas fomos muito bem. Eles abriram 5 a 2 com quebra, sacando muito bem, dando pouquíssimas chances no saque deles. Eles aproveitaram um game que eu joguei muito com o segundo saque e me quebraram, aí eles sacaram em 5 a 3 para fechar o set, não foram tão bem e nós subimos bastante o nível. Foram cinco pontos que devolvemos muito bem. A partir dali subimos muito nosso jogo, abrimos 7 a 5 e 2 a 0 com sete games seguidos, demos uma vacilada. Mas o bom foi que mantivemos a cabeça no jogo e continuamos no nível para conseguir outra quebra logo em seguida e mantivemos o saque para fechar — disse Matos sobre o duelo com os belgas.
Esta será a nona final na carreira do gaúcho de 26 anos, a sétima só nesta temporada, onde tem cinco títulos. Ele venceu no piso de saibro com Felipe Meligeni em Santiago, no Chile, e quatro com Vega, em Marrakech, no Marrocos, Bastad, na Suécia, e na grama de Mallorca, na Espanha, e na semana passada foi campeão em Sofia, na Bulgária.
— Bem feliz com essa final, bem constantes nos três jogos realizados aqui. Adversários nos exigiram em cada partida, bem satisfeito com nosso nível. Além de ter vindo uma boa semana passada que ganhamos, chegamos na segunda à noite com viagem de 20 horas, fuso horário, ficamos meio sem dormir, tudo isso na cabeça por isso foi bem positivo indo bem de uma semana para outra com continente diferente. Esse é o nosso primeiro ATP 500 juntos, meu primeiro sem ser o Rio Open, muito feliz com essa final e vamos em busca do troféu no domingo — disse Rafael, que faz com Vega a 14ª melhor parceria da temporada.
Ex-número um do mundo, Marcelo Melo jogará em Tóquio a 70ª final da carreira, a quinta nesta temporada. Até hoje, ele soma 35 títulos. Na capital japonesa, ele foi campeão em 2015, com o sul-africano Raven Klaasen, e vice em 2014, com o croata Ivan Dodig.
— É aproveitar agora a chance de estar em mais uma final. Esperamos continuar no mesmo ritmo que jogamos as duas primeiras rodadas para, quem sabe, levantar o título. Será um jogo muito duro. O Rafa vem jogando muito bem, com títulos nesta temporada. Tenho certeza que será uma boa partida e estamos preparados — comentou o tenista de 39 anos e que atualmente é o número 43 na classificação da ATP.