A NFL anunciou, nesta semana, uma iniciativa para aproximar a liga dos torcedores de fora dos Estados Unidos. Mais de 200 jogadores irão entrar em campo com a bandeira de sua nacionalidade de origem no capacete. O Brasil estará representado com Cairo Santos, kicker do Chicago Bears.
A ação vai acontecer nas rodadas 4 e 5 da temporada regular. Mais de 50 países serão representados. De acordo com a liga, a ideia é celebrar a influência global e reconhecer o impacto de outras nações para o crescimento do esporte no país.
Para participar da ação, o atleta deve ter vivido mais de dois anos no país ou ter pais ou avós nascidos no local. Além do Brasil, outras 36 nações também têm apenas um representante na liga. O país, além dos Estados Unidos, que possui mais atletas na NFL é a Nigéria, com 59 jogadores.
Além desta iniciativa, a NFL também usa outras estratégias para ampliar o público estrangeiro. Uma das delas é levar jogos para outros países. Neste domingo (2), o duelo entre Vikings e Saints vai acontecer em Londres, na Inglaterra.
O kicker brasileiro Cairo Santos, de 30 anos, está no Chicago Bears desde 2020. Nascido em Limeira, São Paulo, foi para os Estados Unidos ainda no Ensino Médio para jogar futebol. Logo depois, percebeu-se que ele tinha muita habilidade como kicker, posição de chutadores do futebol americano. Com isso, recebeu uma bolsa de estudos para jogar futebol americano na Universidade de Tulane, nos Estados Unidos.
Cairo Santos está na NFL desde 2014 e acumula passagens por Kansas City Chiefs, New York Jets, Los Angeles Rams, Tampa Bay Buccaneers e Tennessee Titans.