Durante a exibição do programa esportivo espanhol El Chiringuito de Jugones , na noite de quinta-feira (15), o empresário e jornalista Pedro Bravo utilizou uma expressão racista ao se referir ao atacante brasileiro Vinicius Jr., que joga no Real Madrid. Em pouco tempo, os internautas se manifestaram nas redes sociais criticando a fala do comentarista.
Na atração esportiva, Pedro Bravo fez referência às danças que Vinicius costuma fazer para comemorar seus gols e alegou que o jogador precisava "dejar de hacer el mono", que, em português, significa "deixar de fazer macaquice".
— Você tem que respeitar o adversário. Quando você faz um gol, se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice — afirmou Bravo no programa.
Tomás Roncero, setorista do Real Madrid no jornal espanhol As e que é também um dos comentaristas da atração, visivelmente incomodado, rebateu o colega:
— Espera aí, um jogador que dança não está "fazendo macaquice" — disse.
O empresário não concordou com o colega e manteve o mesmo posicionamento.
— Como que não? — questionou Bravo.
Roncero então finalizou a discussão:
— É uma pessoa e você tem que respeitar isso.
Logo após o programa, diversos internautas comentaram sobre o assunto e acusaram Pedro de racismo. "Vinícius Júnior sofre preconceito desde sempre. Ele é preto e favelado, a sociedade não está pronta para vê-lo vencendo na vida sendo um exemplo para as crianças de todo o mundo", escreveu um usuário do Twitter.
Outro internauta refletiu sobre a trajetória do atacante e opinou sobre o preconceito que o jogador sofre desde o começo de sua carreira internacional. "Vinicius Junior é com certeza uma das pessoas que mais toma porrada no futebol mundial. Sofre com racismo desde a sua primeira partida e soma-se a isso xenofobia desde que pisou na Espanha. Não existe discussão sobre o que foi falado no programa. É caso de cadeia", escreveu.
A repercussão nas redes sociais foi tão grande que a hashtag #BailaVini ficou entre as mais comentadas. "Leve, puro e sempre com sorriso no rosto. Infelizmente sua felicidade incomoda muita gente, mas você é maior que todo isso", afirmou um internauta que apoiou o atleta utilizando a hashtag.
Apoio de atletas brasileiros
Na manhã desta sexta-feira (16), Vinicius Jr. compartilhou em seus Stories as mensagens de apoio que recebeu dos atletas brasileiros Lucas Paquetá, Neymar, Thiago Silva e Raphinha.
"Drible, dance e seja você! Feliz do jeito que é... Vai pra cima meu garoto, próximo gol bailamos", diz a mensagem enviada por Neymar.
Lucas Paquetá publicou nos Stories uma foto ao lado de Neymar e de Vini e também deu apoio ao colega. "Avisa que é só o começo. Dança y dança", escreveu.
O zagueiro Thiago Silva se manifestou sobre o assunto e compartilhou uma foto de Vini. "Dance sim, irmão! Seja você sempre. Não permita que ninguém tire sua felicidade, isso não é falta de respeito!", opinou.
"Eu quero ver dança. Eu quero ver alegria. Exquece (sic)", disse Raphinha.
O que alega Pedro Bravo
Devido à repercussão negativa, Pedro Bravo se manifestou nas redes sociais sobre o assunto, tentou justificar o uso da expressão e pediu desculpa a todos que tenham se sentido ofendidos.
"Quero esclarecer que a expressão “fazer macaquice” que utilizei mal para descrever a dança de comemoração nos gols de Vinicius foi feita de maneira metafórica (“fazer besteira”). Como minha intenção não era ofender ninguém, peço sinceras desculpas. Sinto muito!", disse o comentarista em um tweet.
Até o momento, o Real Madrid não comentou publicamente sobre o caso.